Destaque 2Política

PSB/PSD lamentam crescentes gastos com apadrinhados políticos de Sousa e lembram alerta feito pelo TCE-PB

Para os representantes do PSB/PSD que integram as oposições em Sousa, a exemplo do sousense Zenildo Oliveira presidente do diretório do PSD a prática da atual gestão municipal no tocante a contratação de apadrinhados políticos voltou ontem (21) a ser destaque negativo para a cidade, quando da publicação do levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) mostrou a cidade entre os 25 municípios paraibanos com maiores gastos proporcionais com esses servidores se comparados aos efetivos. Zenildo lembra que a prefeitura municipal de Sousa somente de janeiro a maio deste ano já torrou mais de R$ 6,2 milhões com apadrinhados.

- PUBLICIDADE -

Segundo Zenildo, de janeiro a maio deste ano a prefeitura de Sousa vem aumentando em número de pessoas e gastos com apadrinhados políticos. Em janeiro a prefeitura tinha 246 comissionados e 372 cargos de excepcional interesse público, já em maio detinha 254 comissionados e 644 cargos de excepcional interesse público. “Já foram torrados com apadrinhados somente nos primeiros meses desse ano R$ 6.224.825,02. Esse dinheiro dava para muita coisa como para abrir e manter a UPA proporcionando um melhor atendimento a população que sofre com a falta de atendimento nos postos de saúde, bem como, rever o sucateamento das escolas, melhorias na mobilidade urbana. Mas o prefeito só se preocupa em aumentar a folha de apadrinhados políticos, essa meta nós difere, pois para mim a gestão pública tem que ser do povo para o povo”, afirmou Zenildo.

O TCE divulgou ontem listagem atualizada de pessoas contratadas sem concurso público pelas prefeituras e câmara municipais paraibanas no período de janeiro a maio deste ano. Nesse levantamento a prefeitura de Sousa está entre as 25 prefeituras da Paraíba com maiores variações proporcionais no tocante ao número de efetivos pelo número de apadrinhados políticos. A consulta a essas informações (de modo geral, ou por município) está disponível na página eletrônica do tribunal (www.portal.tce.pb.gov.br).

Deixe uma resposta