“Nada é permanente, exceto a mudança”
Por Francisco Inacio Pita
A frase “nada é permanente, exceto a mudança” é atribuída ao filósofo grego Heráclito de Éfeso, que viveu por volta de 500 anos antes de Cristo. A citação do referido filósofo, indica que a mudança é uma característica constante e imprevisível da natureza, e a preocupação com ela faz parte da natureza humana. Todo ser humano tem raciocínio, uns possuem algo especial, outros destrói parte da humanidade e consequentemente a si.
Por que mudar? A mudança faz parte de tudo em nosso dia a dia, ficamos mais idosos, perdemos gradualmente a fisionomia, a nossa mente fica mais apurada, mas também um pouco fraco, e assim vai uma série de mudanças natural em nossa vivência com o passar do tempo de vida até chegar ao fim.
Eu trouxe esse tema exatamente para lembrar que mudaremos as nossas câmaras de vereadores, ou renovaremos os mandatos para os que forem reeleitos, isso é válido também para os prefeitos. Os novatos, devem fazer uma análise em seu programa de governo, verificar se está certo, e quando assumir em janeiro de 2025, não esquecer de fazer o que prometeu para o povo, se estiver difícil, procure solucionar os problemas e faça uma administração modelo, deixe de privilegiar os correligionários e direcione a sua gestão para a população, e não como de costume, privilegiando primeiro os seus familiares e correligionários. Pelo tanger da carruagem, se acontecer mudanças, será um milagre de Jesus.
Os veteranos, seja ele vereador ou prefeito, analisem o seu trabalho durante os quatro anos e, logicamente, nesse período do seu mandato cometeram erros, porque perfeição total é uma atribuição apenas de Deus, então, procure não cometer mais erros nos próximos anos. Falo assim, mas nunca presenciei uma segunda gestão melhor do que a primeira. Costumeiramente, a maioria dos senhores gestores aumentam o seu patrimônio, vai morar em outra cidade, principalmente na capital de seu estado, e assim viverá uma nova trajetória de vida, é claro, não é uma regra exata como a matemática, mas tem uma grande previsão de acontecer exatamente dessa forma. Não é nenhuma novidade pensar assim, apenas observamos ao longo dos últimos 30 anos na maioria das cidades do nosso Brasil varonil e vemos exatamente o que afirmamos. Repito, não é uma regra exata como a matemática, mas tem tudo para repetir o que vem acontecendo em outras administrações passadas, o povo acredita e termina muitas vezes enganado. Enceremos este trabalho, mas fazendo um resumo do tema acima na forma de rimas.
Mote: e se você quer mudar / tem direito a essa ação.
Se mudar para melhor
tem direito de mudar
e se for para melhorar
tudo cresce com valor
utilize o seu amor
não faça destruição
não receba um tostão
para em ninguém votar
e se você quer mudar
tem direito a essa ação.
Se o prefeito está bom
vote na sua reeleição
para continuar sua ação
seguir sem sair do tom
Publique isso em um som
pela nossa progressão
será bom pra região
porque pouco vai faltar
e se você quer mudar
tem direito a essa ação.
Não esqueça eleitor
é essa a nossa opção
lutar com toda paixão
e depois ir ao gestor
mostrar que tem valor
cobrar dele boa gestão
é a nossa obrigação
para tudo melhor
e se você quer mudar
tem direito a essa ação.
Finalizo esse trabalho
com bastante alegria
porque vejo todo dia
Jesus no meu atalho
sempre me dando agasalho
com bastante precisão
trazendo a sua paixão
e você pode analisar
e se você quer mudar
tem direito a essa ação.
Muito obrigado a todos e até o nosso próximo encontro.
______________
Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.