A verdade e a mentira

.

A verdade e a mentira são palavras diferentes, a verdade pode promover o bem e construir algo bom e interessante para ajudar ao seu semelhante e viver bem no planeta Terra. Já a mentira tem como maior objetivo destruir, prejudicar, atrasar e complicar em todos os sentidos a vida dos envolvidos. A mentira não deveria existir, é um ente maldoso, mas infelizmente é usada em todos os recantos do universo. Quem fala a verdade sempre consegue o sucesso e quem mente pode até se sair bem por algum tempo, mas será decepcionado no final da reta. A história mentirosa se espalha rapidamente, e só tem validade até quando a verdade não aparece.

Por que será que as pessoas mentem? Será para se dar bem? Será por falta de amor ao próximo? Por falta de fé em um ser supremo? Ou tem outro motivo que não citei aqui. A verdade é sempre um grande passa para a construção do bem, quem pratica a verdade em suas ações contribui para banir o malfeitor do planeta Terra.

A desculpa é usada por muitas pessoas que pratica a mentira e prejudica alguém, o que não pode é pedir desculpa e praticar logo depois a mesma ação maldosa, tolerância tem o seu tamanho, ter certa tolerância é quase uma obrigação do cidadão de bem, mas ser prejudicado e perdoar o mesmo erro várias vezes, é falta de amor a si mesmo e está contribuindo para que a pessoa errada nunca chegue a prática correta em sua vida. As pessoas de forma geral precisam entender que o bem é sempre mais importante do que o mal. Lembrar que não devemos fazer justiça com as próprias mãos, mas defender o nosso direito com base na lei é uma virtude do cidadão de bem. A justiça é bem paga exatamente para nos defender da injustiça que alguém pratica contra nós.

Todas as pessoas, mesmo leigas devem por convicção própria saber que existem as leis e que elas devem ser cumpridas a risca, o dever de todos independente de posição social, condições financeiras, grau de escolaridade e outros itens afins é cumprir os deveres e depois cobrar os seus direitos, o ser humano em geral precisa solicitar dos poderes executivos e legislativos que cumpra também os seus deveres, afinal, esses poderes são funcionários públicos e na maioria dos casos muito bem pagos, tem a obrigação de desenvolver e executar um bom trabalho para a população em geral.

Nunca se torne alienado pelo simples motivo de ter poucos conhecimentos, se o cidadão quiser pode se tornar uma pessoa conhecedora de muitas informações, só precisa ouvir rádio e televisão, mas ter o bom senso e o cuidado com alguns meios de comunicações que desvirtuam as informações em troca de benefícios próprios.

A vida é seguida de altos e baixos, independente de suas condições financeiras, todas as pessoas estão sujeitas a passarem por situações muitas vezes desagradáveis, precisamos ter fé em Deus e entender que a dificuldade às vezes nos ensina a pensar melhor no semelhante, se você é um administrador aprende a dar os direitos de quem tem, e em fim, muitas vezes nós crescemos com as adversidades que aparecem no dia a dia. Nunca se esqueça de lembrar, a oração diária praticada em sua casa é o caminho reto para a construção da paz, não precisa rezar ou orar o dia todo, um simples pai e nosso ou uma oração espontânea pode nos levar a construção de uma caminhada de paz e harmonia. Deus é um ser supremo e nos acompanha em toda a nossa jornada, basta ter fé e convidá-los para junto de nós. Se você pratica o bem, essa ação é o primeiro passo para Deus estar sempre ao seu lado. Amém.

Por Francisco Inácio Pita

Francisco Inacio Pita

Francisco Inacio Pita

 

Francisco Inácio de Lima Pita é Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA E VARIAÇÕES POÉTICAS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Produz e apresenta todos os sábados o Jornal Terra News pela Rádio Terra Nova FM, 88.7 MHz.

pittadoradio@gmail.com