A política e a atuação dos eleitores

A política e a atuação dos eleitores

Os concorrentes aos cargos de prefeitos e vereadores deveriam aproveitar as redes sociais e os guias eleitorais no rádio e televisão, para apresentarem os seus projetos administrativos e não ficar dando uma de santo e mostrando os erros dos concorrentes. Se já administrou, lembre ao povo o que fez, não é nenhuma glória, apenas mostre o que realizou durante a sua gestão, e deixa o povo analisar se realmente você cumpriu com o seu dever de gestor. Já os eleitores deveriam deixar de defender de forma radical qualquer um dos candidatos, porque hoje são adversários, mas na próxima campanha nada impede de estarem juntos, e você que brigou com seu vizinho, com seu amigo, colega de trabalho, como fica a sua trajetória de vida após a campanha política. Será que vale apenas defender os nossos candidatos? Será que depois de eleito os candidatos que você defendeu, brigou por ele e votou ainda vai lhe conhecer? Pense e depois de um tempo pense novamente.

A campanha política passa, os amigos ficam e a maioria dos eleitores defensores de gestores concorrentes, muitas vezes ficam sem nenhum benefício e chega à conclusão que não valeu apenas, por que o candidato eleito nem lhe conhece mais, já o vizinho que você discutiu porque ele votava no outro, continuará morando do seu lado, e os políticos vão embora e costumeiramente, os prefeitos e vereadores só aparecem dois anos depois pedindo votos para os candidatos a deputados, senadores, governadores e presidente da república. Diz pra você que se esses políticos forem eleitos vão liberar recursos para o município, mas na verdade muitos prefeitos e vereadores não pedem votos de graça para as eleições majoritárias, tem sempre um mistério a ser decifrado.

A nossa sugestão para você eleitor, se for jovem procure estudar, lute para passar em um concurso público e vá viver sua vida independente, se já tiver certa idade não discuta por nenhum candidato, mesmo que ele seja o melhor de todos, não vale apenas perder uma amizade para defender nenhum concorrente, se for provocado faça de tudo para cair fora sem briga, crie uma situação de fuga, como: licença que tenho um compromisso agora e não perca seu tempo discutindo politicagem com ninguém, você tem o direito de votar em quem você quiser e achar que é melhor para lhe representar no poder púbico. Quando você vota em alguém, está lhe dando uma procuração para lhe representar, se escolher mal, tanto você como uma grande parte da população será penalizada, então, não se precipite, não vote por dinheiro, procure ter o seu próprio candidato e depois de um analise profunda, busque saber se o candidato que você pretende votar é honesto, se ele leva a risca suas obrigações dentro da sociedade, são passos importantes para uma boa escolha. Fazer isso é nada mais nada menos do que sua obrigação como eleitor, para ver se a nossa cidade e as comunidades rurais serão beneficiadas na próxima administração. Gestor bom é aquele que faz seu trabalho para comunidade inteira, o péssimo gestor é aquele que procura atender apenas quem votou nele. Os prefeitos e os vereadores têm a obrigação de nos representar de forma correta, seu mandato é para toda a população, independentemente de ter votado ou não.

No período de campanha eleitoral todos os concorrentes se apresentam de forma cordial, tem sempre projetos fantásticos para a população, em quase todos os casos, os projetos de campanhas são esquecidos depois que assumem o poder, a maioria dos prefeitos e vereadores eleitos, depois das eleições costumam se esconder do povo, trocam de carro e muitos até vão morar em outras cidades. Sempre foi assim, os políticos são beneficiados e muitos adquirem bens que são colocados inicialmente em nome de outras pessoas. Tudo isso, é o retrato dos nossos representantes, é claro, ainda tem prefeitos que administram com responsabilidade e honestidade, mas dificilmente se ver.

O povo precisa tem mais cuidado na hora a votar, deve formar associações de bairros, associações rurais e outros meios associativos, “povo unido jamais será vencido.” Essas associações precisam ser organizadas e unidas em um só objetivo, tenha cuidado com os gestores maus intencionados que procuram os representantes dessas agregações, com propostas indecentes para enfraquecê-las. Se os presidentes desses grupos associativos não forem honestos pode botar tudo a perder. Falo assim, por que isso acontece constantemente em muitos municípios do Brasil, do nada o presidente ou alguém da sua família passa a ser empregado da prefeitura. E tudo começa a mudar, diminui as cobranças aos gestores, as reuniões semanais começam a não existir, assim a “vaca vai para o brejo.” O cuidado de todos é de suma importância para o desenvolvimento comunitário. Quanto ao voto você tem a obrigação de escolher bem, porque se a maioria escolher a melhor opção a população de forma geral será beneficiada, e boa sorte para todos.

Por Francisco Inacio Pita

Francisco Inacio Pita

Francisco Inacio Pita

 

Francisco Inácio de Lima Pita é Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA E VARIAÇÕES POÉTICAS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Produz e apresenta todos os sábados o Jornal Terra News pela Rádio Terra Nova FM, 88.7 MHz.

pittadoradio@gmail.com