A importância da atividade física

O sedentarismo tem sido um problema que tem atingido todos os Países em Desenvolvimento, inclusive o Brasil, o Capitalismo desenfreado, a falta de tempo e a má alimentação tem colaborado significativamente pra o crescimento desenfreado do mesmo.

A prática de exercícios, de intensidade de leve a moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.

Porém quando se fala em exercícios, o mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que lhe traga prazer e bem estar.

Pesquisas indicam que a maioria dos indivíduos que iniciam um programa de atividade física e que não se sentem satisfeitos, abandonam na primeira semana de treino, gerando interrupções e colaborando para inatividade física.

Modificações no hábito diário como subir escadas, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro ou ir fazer compras a pé, podem ajudá-lo a movimentar-se mais e serve como um estímulo para o início de uma atividade física diária.

A maioria dos indivíduos iniciam um program de atividade física sem nenhum acompanhamento prévio ou até mesmo a liberação de um Médico. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional qualificado.

A caminhada é a atividade física mais praticada entre as mulheres brasileiras. Durante a prática de um exercício físico é possível que haja uma redução na taxa de glicose, consequentemente equilibrando a Diabetes.

As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como “molécula da felicidade”).

Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a manutenção do peso corporal, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.

João Neto

João Neto

João Neto é bacharelado em Educação Física pela Faculdade São Francisco da Paraíba - FASP.