A bombástica vitória

Chico Mendes e Bal (Imagem divulgação)

Após 136 anos e tenho duas etapas em sua existência, a cidade São José de Piranhas para quem não sabe tem duas temporadas de vida. A primeira São José de Piranhas era no atual distrito de Piranhas Velha e com a construção do açude de Boqueirão a cidade ficou submersa pelas águas daquele reservatório e foi transferida em 1936/37 para o sítio Jatobá, ficando com esse nome até meado da década de 50 quando através de uma lei voltou ao antigo nome, São José de Piranhas passou a viver a sua segunda etapa de vida.

Após 136 anos de vida administrativa a cidade está vivendo um grande momento histórico, refiro-me ao trabalho administrativo do prefeito Chico Mendes que em menos de quatro anos transformou a cidade e boa parte da zona rural, mudou a mentalidade de muitos piranhenses, usou o dinheiro público com responsabilidade, mostrou que o dinheiro do povo bem aplicado e com bom planejamento, pode diferenciar de muitas gestões pública que vemos no Brasil, Chico conseguiu revolucionar de forma geral e faz a cidade e a zona rural crescer em todos os aspectos.

Para registrar em sua história, foi no dia 15 de novembro de 2020 que os eleitores piranhenses utilizando-se da prática democrática escolheram para gerenciar mais um mandato, o atual prefeito Chico Mendes, que obteve uma vitória espetacular e nunca vista em termos percentuais em toda a nossa história, atingindo 73,77%, um total de 8.613 votos em 11.675 votantes. Vale salientar que estavam concorrendo mais três candidatos, Cleide de Zezé que obteve 1.876 votos com 16,07 %, o ex-prefeito Domingos Neto que obteve 958 votos e 8,21 % e Professor Clóvis 228 votos com 1,95%. Sendo que os três concorrentes juntos obtiveram apenas 26,23% dos votos válidos. O reconhecimento da população pelo trabalho, um bom planejamento na gestão, honestidade na aplicação do dinheiro público, bom relacionamento com deputados e os dois últimos governadores foram pontos que ajudou muito ao prefeito Chico Mendes. Com base nesse bom relacionamento com os meios que liberam as verbas, a sua capacidade de gerenciar, idealizar e ter uma equipe de trabalho muita boa e compromissada com o bem público, que o prefeito Chico Mendes conseguiu muitos benefícios para o engrandecimento da nossa São José de Piranhas, ele soube aplicar esses verbas corretamente e atingiu com ações praticamente todo a área urbana e rural do município.

Chico Mendes entre outras coisas tem outro ponto que ajuda muita em sua administração, economizar gastos desnecessários que eram usados por outros administradores, como por exemplo, em locações de veículos e prédios para o funcionamento das secretarias. O que Chico Mendes fez, desativou o Piranhense Hotel que não estava sendo útil para o município e o transformou em um centro administrativo, acomodando algumas secretarias e economizando mais de sete mil reais que seria pagos em locações de prédios particulares. Comprou uma frota de 35 carros evitando gastas com locações de veículos que na maioria dos casos servia no passado de apadrinhamentos para correligionários. E assim, Chico economizou em outros setores e sobrou dinheiro que foi aplicado em calçamentos, reformas e climatização de todas as escolas do município, recebeu a doação da unidade hospitalar que era uma instituição filantrópica e transformou no hospital municipal, reformou, climatizou e colocou aquela casa de saúde em funcionamento 24 horas, fez diversas passagens molhadas melhorando o acesso do homem do campo com a cidade no período chuvoso, fez várias adutoras em localidades rurais e distritos, entre outros benefícios, que não vou citar para não transformar o artigo que ora escrevo, em muitas páginas.

Com a bombástica vitória dada a Chico Mendes, todos os eleitores e inclusive este colunista, juntos acreditamos que o prefeito Chico Mendes vá desenvolver um grande trabalho nos próximos dois anos, segundo se comenta, tem a possibilidade de Chico se torna Deputado, apesar dele não confirmar, mas há uma grande especulação neste sentido. O vice-prefeito Sandoval Vieira Lins, conhecido por Bal que já foi vereador, tem com certeza capacidade para continuar o trabalho de Chico Mendes.

A título de sugestão, a administração de São José de Piranhas poderia criar mais projetos para envolver crianças, adolescentes e jovens. Seriam projetos gerenciados pelas secretarias de cultura e educação. O envolvimento em danças, músicas clássicas e nordestinas, descobrir os novos talentos do município através de programas de auditórios, formar escolas para ensinar instrumentos musicais como acordeom, triângulo, zabumba, violão, guitarra, cavaquinho e outros, praticar diversos esportes, até por que o espaço físico já foi feito nesta gestão pelo próprio Chico Mendes. A cidade tem bons professores para desenvolver estes projetos aqui em São José de Piranhas. O envolvimento de crianças, adolescentes e jovens nos meios acima citados, os defendiam do envolvimento no mundo terrível das drogas em um futuro breve. A prevenção ainda é a melhor solução para o futuro melhor da nova geração piranhense.

Por Francisco Inacio Pita

Francisco Inacio Pita

Francisco Inacio Pita

 

Francisco Inácio de Lima Pita é Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA E VARIAÇÕES POÉTICAS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Produz e apresenta todos os sábados o Jornal Terra News pela Rádio Terra Nova FM, 88.7 MHz.

pittadoradio@gmail.com