A bagaceira em forma de bagaço

PitaConforme se comenta pela cidade de São José de Piranhas o prefeito Chico Mendes tem agido como um administrador e não como um político, está conduzindo de forma correta e sem apadrinhamento, o que vem gerando desconforte entre ele e alguns correligionários. Segundo comentários, eu não estava lá mais uma fonte me contou, tem político famoso querendo colocar substituto no lugar da pessoa nomeada no concurso feito recentemente. Exemplo, alguém concursado que está em São Paulo, foi convocado pelo prefeito Chico Mendes para assumi o seu emprego e este político quer que o seu apadrinhado tome posse e deixar outra pessoa no seu lugar, mas conforme a fonte de alta credibilidade Chico Mendes negou este pedido.  “Não posso fazer nada, ou o concursado assume e fica trabalhando ou será substituído pelo próximo classificado”.

Além destes pedidos absurdos, também se comenta que um ex-vereador e candidato que não obteve sucesso na última eleição, está rompendo com o prefeito por que não atendeu pedidos de empregos para eleitores e seus parentes com era acostumado  nas administrações do passado, no vou citar nome, mas a sociedade  piranhense sabe quem é este cidadão que vem se beneficiando do poder publico  a muito tampo. Citar nomes no momento pode não ser muito oportuno, mesmo sabendo que: “boi sem nome pode virar touro”.

Outro ponto que se comenta na cidade é com relação os cargos comissionados e contratação por excepcional interesse público que tinha uma média de 374 na folha de pagamento da prefeitura de São José de Piranhas, agora será contado a dedo na administração de Chico Mendes. Com base em Novembro de 2016 no site (https://sagres.tce.pb.gov.br/pessoal02.php…) somente contratações por excepcional interesse público tinha 267, distribuídos em diversas funções. Na categoria diarista constam 83 pessoas lotadas nas secretarias de educação e transportes. Conforme Chico Mendes isso é passado e na sua administração tanto contratação por excepcional interesse público e cargos comissionados, só depois de nomear os concursados e classificados. A coisa está apertada para os políticos de São José de Piranhas acostumados a brincar de administrar, se não fizer assim o Prefeito Chico Mendes não poderá governar o nosso município. Para você ter uma ideia a folha de pagamento gerava em torno de 1.440.000,00 (um milhão quatrocentos e quarenta mil reais). Atualmente o município tem 517 funcionários, mas não se sabe como vai ficar após o censo e depois das nomeações dos aprovados no concurso.

Nomear prestador de serviço na vaga de um concursado somente se o concursado for desatento e não vigiar as contratações. Próprio prefeito já disse aos seus correligionários as regras do jogo. “Não vou responder na justiça para proteger eleitor nenhum e nem atender pedido de aliados e depois se prejudicar respondendo na justiça”. AGORA O VAI OU RACHA OU LASCA O FUNDO DA CAIXA. Resta saber se o prefeito Chico Mendes vai segurar esta tarefe até o fim do mandato, a resposta somente o tempo dirá.

Nos últimos 30 anos todos os partidos que governaram a nossa cidade adotavam apadrinhamentos aos seus correligionários, não é a toa que muitos estão espantados e até jurando de sair do partido de situação para forma um partido independente ou se aliar a oposição de nossa cidade. Por falar na oposição, o grande silêncio reina entre os seus membros, não sabe se estão preparando um bote para jogar de repente ou estão sem encontrar erros na atual administração. É de se estranhar o silêncio dos membros radicais da oposição piranhense.

Tem um radialista famoso da cidade e apresentador de um programa de jornalismo há quase 10 anos, disse recentemente em seu programa: “O Prefeito Chico Mendes não atende mais imprensa”. Será a imprensa geral ou somente a imprensa dele. Por que será? Até onde se sabe Chico Mendes tem sido atencioso com outros órgãos de comunicações e muitos profissionais da imprensa piranhense e regional tem falado com Chico Mendes sempre que necessita.

Francisco Inácio de Lima Pita

Francisco Inacio Pita

Francisco Inacio Pita

 

Francisco Inácio de Lima Pita é Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA E VARIAÇÕES POÉTICAS e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Produz e apresenta todos os sábados o Jornal Terra News pela Rádio Terra Nova FM, 88.7 MHz.

pittadoradio@gmail.com