Destaque 1Paraíba

Hospital Regional de Patos registra 211 atendimentos no final de semana, 26 foram de vítimas de acidentes de trânsito

Das 26 vítimas de acidentes, 23 envolveram motociclistas.

O Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve um plantão movimentado entre às 18h do dia 16 até as 6h da manhã desta segunda-feira (19). Neste período, a unidade que integra a rede estadual de saúde, registrou 211 atendimentos no setor de Urgência e Emergência, dos quais 26 foram de vítimas de acidentes de trânsito. Dos 26 acidentes, 23 envolveram motociclistas. O plantão de maior movimento foi o do dia 18, quando 94 pacientes foram atendidos na unidade.

- PUBLICIDADE -

Na emergência, os casos envolvendo dor abdominal lideraram as entradas nos plantões deste período contabilizando 28 ocorrências, seguida de acidentes com moto com 23 registros e em terceiro lugar casos de queda da própria altura. Os casos de hipertensão, acidentes com animais peçonhentos, contusões diversas, dificuldade de respirar, dor renal, dor no peito entorse e tontura foram causas mais comuns de atendimentos.

Dos 26 acidentados atendidos na unidade neste final de semana, a maior parte era do município de Patos, com 10 registros. As cidades de Água Branca, Mãe D´água e São Bento registraram, cada uma, duas ocorrências de acidentados encaminhados para o Complexo, enquanto que Cacimbas, Catingueira, Catolé do Rocha, Curral Velho, Santa Teresinha, São Bentinho, São José de Espinharas, São José do Bomfim, Teixeira e Matureia encaminharam, cada uma, um paciente vítima de acidente para a Emergência do Complexo, totalizando os 26 atendimentos. Das vítimas, 18 eram do sexo masculino e 08 do sexo feminino. Além dos acidentes com motos, houve registro de entrada de pacientes vítima de atropelamento, de acidente com bicicleta e também com automóvel, sendo uma ocorrência para cada caso.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, destaca que embora movimentado, o plantão manteve a média de atendimentos/dia do Complexo, que fica em torno de 100 casos. “Somos referência para cerca de 80 municípios da região, e esses dados refletem nosso cotidiano, quando atendemos em média 100 pacientes dia, incluindo ai serviços de Urgência e Emergência, cirurgias de urgência e eletivas e ainda na clínica médica”, afirma o diretor, lembrando que o Complexo também é referência na realização de exames de imagens, já que é dotado de um Centro de Imagem específico para esse fim, equipado com Tomógrafo de 16 canais.

Deixe uma resposta