Justiça vai julgar atitude anti democrática e de incentivo à violência em campanha eleitoral de Santa Helena
O grande lance da democracia é a sociedade poder se manifestar livremente sobre determinado assunto. Isso é chamado de liberdade de expressão, um direito civil, mas não absoluto e pode ser limitada quando conflita com os direitos ou valores de outra pessoa, ou seja, qualquer ato que se relacione com violência.
Tomando como princípio o parágrafo acima, exibir uma gaiola com um pássaro preso e um estilingue pronto para abatê-lo, configura-se CRIME, que vem disfarçado de liberdade de expressão, e tem como objetivo de estimular ou propagar atos de violência.
O fato aconteceu neste domingo (08) na cidade de Santa Helena, durante manifestação promovida pelo candidato a prefeito daquele município, João Cléber, em alusão à candidata de oposição, Corrinha Félix, o que se configura como estímulo a atos de violência!
Apoiadores do candidato e atual gestor daquele município desfilaram pela cidade com um pássaro aprisionado numa gaiola e um estilingue em riste pronto para matá-lo. Isso é CRIME! E não só isso, ameaça declarada a candidata Corrinha.
O jornalismo é um grande aliado da democracia e tem papel fundamental: denunciar crimes disfarçados de liberdade de expressão, combater fake news, apurar fatos e transformá-los em informações com responsabilidade e imparcialidade para alertar a população.
Que a justiça tome providências urgentes e realize ações efetivas em toda a região no combate a fatos como esse, que estimulem ou propaguem atos de violência e ameaças. Oremos!
Sobre o caso – A justiça foi manifestada e vai julgar essa atitude anti democrática e de incentivo à violência na campanha eleitoral de Santa Helena. Esse caso já está gerando grande repercussão na cidade e pode ter consequências graves para os responsáveis.
Por Zacarias Rolim