PARAÍBA

João Azevêdo recebe dirigentes da Frente Nacional dos Prefeitos, destaca investimentos nos municípios e importância do diálogo

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (1), em João Pessoa, representantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que participam hoje e amanhã do evento “Reflexões sobre o futuro das cidades”, que acontecerá no Centro de Convenções. No encontro, os gestores discutiram pautas comuns dos estados e municípios, a exemplo da reforma tributária, e a necessidade de ampliação do diálogo para a construção de soluções conjuntas dos desafios do país.

- PUBLICIDADE -

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou os investimentos do governo nos municípios em áreas estratégicas para o desenvolvimento das cidades. “Aqui na Paraíba, lançamos, recentemente, o programa Alfabetiza Mais Paraíba, que contou com a adesão de todas as 223 prefeituras para alfabetizar as crianças até sete anos de idade, estamos construindo creches em 213 municípios, com investimentos que somam mais de R$ 200 milhões, firmamos mais de 400 convênios para a construção e reforma de escolas e ginásios, entregamos mais de 480 ônibus escolares, são mais de R$ 50 milhões em convênios para garantir o funcionamento dos hospitais, mais de 200 municípios comtemplados com pavimentação asfáltica. Nós realizamos essas ações porque são nos municípios onde as pessoas moram”, frisou.

Ele também ressaltou a importância da troca de experiências entre os gestores públicos. “Esse evento de hoje e amanhã é extremamente importante para o êxito das gestões. No Consórcio Nordeste, nós temos essa oportunidade de compartilhar projetos, como acontece com o Opera Paraíba, Preço da Hora e Nordeste que Acolhe, ações que deram certo e são compartilhadas entre os estados”, acrescentou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, enalteceu a visão municipalista do governador João Azevêdo. “O governador tem feito ações em todos os 223 municípios, com obras de creche e de asfalto. Aqui em João Pessoa, temos importantes parcerias, a exemplo de investimentos em mobilidade urbana, e João exerce uma liderança importante hoje no Nordeste, por ser presidente do Consórcio da região, ajudando nesse debate entre estados e municípios”, falou.

O presidente da FNP e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, agradeceu a recepção do governador e reforçou a necessidade de aprofundamento do diálogo entre as administrações federal, estaduais e municipais. “Precisamos estreitar essas parcerias, ampliar as discussões sobre temas como a reforma tributária, o piso nacional da enfermagem e construir consensos. O evento que vamos realizar em João Pessoa é de muita importância para nós porque queremos contribuir nesse processo de unir o país e deixar um legado para as futuras gerações”, comentou.

Também participaram do encontro, os prefeitos Hildon Chaves (Porto Velho/RO e vice-presidente de relação com o Poder Judiciário da FNP); Tião Bocalom (prefeito de Rio Branco/AC e vice-presidente de Habitações Sustentáveis da FNP); e Moema Gramacho (prefeita de Lauro de Freitas/BA e vice-presidente de Políticas para Gênero da FNP); Gilberto Perre (secretário executivo da FNP); Jeconias Júnior (coordenador de Articulação Política da FNP); o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; o secretário de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares; e o chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra.

Deixe uma resposta