investimentos

Ministro anuncia R$ 56 bilhões para plano de investimentos em transmissão de energia durante reunião com governadores do Nordeste

Atendendo a pauta do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste), que tem como presidente o governador João Azevêdo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, detalhou nesta sexta-feira (5), na terceira reunião da entidade, em Fortaleza, o plano de energias renováveis para a região, intitulado “Plano de Investimentos em Transmissão de Energia”, tema prioritário dos gestores nordestinos, com investimentos que chegam a R$ 56 bilhões.

- PUBLICIDADE -

A reunião do Consórcio Nordeste, a terceira sob a presidência do governador João Azevêdo, ocorreu no Centro de Eventos da capital cearense e foi a continuação da segunda reunião realizada na última sexta-feira (28) no Centro de Convenções de João Pessoa.

“Recebi o anseio de todos os governadores, senadores e das bancadas federais em Brasília. Agora, trago uma resposta firme, que se sustentará — como disse — em ações concretas: os leilões, tão fundamentais e imprescindíveis, vão acontecer e trarão mais de 56 bilhões de reais em investimentos para transmissão da energia do Nordeste”, anunciou Alexandre Silveira.

“Neste primeiro semestre, já está na Aneel — e eu tenho pedido muito para que ela se debruce na velocidade desse processo — serão leiloados 16 bilhões de reais, e mais 20 bilhões de reais até o fim de 2023. E outros 20 bilhões de reais estão programados para o ano que vem”, continuou, destacando os esforços conjuntos para que a energia produzida seja consumida no próprio Nordeste, com a abertura de mais indústrias, gerando mais emprego e renda.

PSX_20230505_140213.jpg

O anúncio veio em conformidade com o pleito capitaneado pelo governador João Azevêdo. “Precisamos dotar a região de uma infraestrutura de conexão para consolidar o nosso desenvolvimento, por isso, precisamos que as linhas de transmissão sejam construídas e o prazo de construção precisa ser compatível com as outorgas já emitidas para que possamos continuar gerando emprego na região”, frisou.

Também participam da reunião, os governadores Elmano de Freitas (Ceará); Carlos Brandão (Maranhão); Rafael Fonteles (Piauí); as governadoras Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Raquel Lyra (Pernambuco); o vice-governador Geraldo Júnior (Bahia), além outras autoridades e representantes do Governo Federal.

Deixe uma resposta