PARAÍBA

Dia D de Vacinação contra influenza acontece neste sábado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, neste sábado (15), o dia D de mobilização estadual de vacinação contra a influenza, multivacinação e covid-19 (monovalente e bivalente), dentro da 25ª Campanha Nacional de Vacinação, que acontece até o dia 31 de maio. O objetivo é ampliar a oferta da vacina da influenza, atualizar o esquema vacinal das vacinas de rotina e covid-19 e melhorar as coberturas vacinais no estado.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, a vacinação contra a influenza corresponde a uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. “Ano passado não atingimos a meta preconizada pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), na campanha deste ano, iniciada agora no dia 10 de abril, foram vacinadas apenas 8.267 pessoas, até o momento, mas precisamos aumentar a cobertura vacinal do público-alvo, por isso estamos realizando mais um Dia D de Vacinação em todo o estado”, pontuou.

Os grupos para a vacinação contra a Influenza na Paraíba são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O público-alvo da campanha corresponde a mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o estado, entretanto a meta de vacinação recomendada pelo PNI é de atingir pelo menos 90% do grupo. De acordo com a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e o Núcleo Estadual de Imunizações, a Paraíba distribuiu 427.910 mil doses da vacina contra a Influenza. A campanha será realizada em uma só etapa para os grupos prioritários. A vacina contribui para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

A abertura do Dia D de Vacinação acontece em Campina Grande, no Parque da Criança, das 8h às 17h, na Av. Dr. Elpídio de Almeida, 215 – Catolé e, em João Pessoa, na Unidade de Saúde Rosa de Fátima, na Rua Oscar Lopes Machado, s/n – Paratibe. A SES recomenda aos municípios que no Dia D todos os postos de vacinação estejam abertos com oferta das vacinas. A ação no estado irá contar com 826 mil pontos de vacinação distribuídos nos 221 municípios do estado.

Deixe uma resposta