PARAÍBA

Reitora do IFPB, Mary Roberta, anuncia retorno do programa “Mulheres Mil” com o apoio da Funetec, em podcast

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e presidente do Conselho Curador da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Mary Roberta, concedeu entrevista ao MangabaCast nessa segunda-feira (20). O terceiro episódio do MagabaCast, apresentado pelo jornalista Adelton Alves, também contou com a participação do superintendente da Fundação, Anselmo Castilho, que destacou a gestão de 54 projetos do IFPB vinculados ao ensino, pesquisa, extensão e inovação tem seus recursos geridos pela Funetec.

- PUBLICIDADE -

“A Funetec hoje administra e apoia 159 projetos, dos quais 54 são em parceria com o IFPB e são geridos para esses projetos mais de 33 milhões de reais”, informou o superintendente Anselmo Castilho, que lembrou os 25 anos da Fundação de Apoio ao IFPB .

No início do bate-papo, Mary Roberta afirmou a importância do IFPB há 25 anos contar com o apoio da Funetec:

“A Fundação de Apoio permite a realização de nossos projetos e permite que nós possamos contribuir com o desenvolvimento de outras instituições porque hoje a nossa fundação atende a outros institutos federais e outras universidades federais e também outras instituições de pesquisas para o desenvolvimento de estados e municípios tanto na ciência, tecnologia e inovação, mas também nos processos administrativos fazendo funcionar importantes sistemas administrativos, governados de várias formas e, inclusive, empresa”, destacou a reitora do IFPB, Mary Roberta.

No terceiro episódio da série de podcasts sobre as ações da Funetec, Mary Roberto falou sobre o propósito da atual gestão do IFPB de assumir o projeto intitulado “Mulheres Mil”. A ideia é beneficiar as mulheres da Paraíba através da oferta de cursos que contemplam desde a alfabetização, nivelamento, qualificação e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto prevê a criação de cooperativas orientadas e monitoradas pelo IFPB.

Mary Roberta lembrou que neste ano, o IFPB completa 114 anos. Atualmente o instituto está presente em todas as regiões do estado da Paraíba com 21 campi instalados em 19 cidades e mais um Polo de Inovação.

“Dentro da estrutura do IFPB nós temos cinco pró-reitorias. Dessas, a Pró-Reitoria de Extensão; a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; e a Pró-Reitoria de Ensino que trabalha diretamente com a Funetec. E agora, com o nosso Polo de Inovação e Polo Embrapii, nós ampliamos mais ainda essa parceria.

Ainda em entrevista, a reitora Mary Roberta e o superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, falaram sobre os projetos vinculados à tecnologia e inovação que envolvem pesquisadores e bolsistas do IFPB e a importância das parcerias com as empresas que recebem incentivos fiscais através da Lei de Informática.

A reitora Mary Roberta, que também preside o Conselho Curador da Funetec, também destacou a importância da fundação do Instituto Federal da Paraíba, também apoiou projetos iniciados pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano, o IF de Sergipe, o IF do Maranhão, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasp) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unilab).

A entrevista completa pode ser conferida através do canal do MangabaCast no You Tube.

Deixe uma resposta