Amanda Silveira

Secretária de saúde de Sousa participa da 2ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba

A secretária de Saúde de Sousa, Amanda Silveira, participou da 2ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), que aconteceu no dia 6 de março de 2023, no auditório do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

- PUBLICIDADE -

O evento ainda contou com a presença da presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino, vários secretários municipais de Saúde, Talita Tavares e Kleyber Araújo da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES-PB), Risomar Firmino, coordenadora do Centro de Atenção Integrada à Criança (CAI) do Hospital Arlinda Marques, e das equipes de Assessoria Técnica e Administrativa do COSEMS-PB.

Amanda Silveira destacou o evento como muito produtivo, pois, segundo ela, o objetivo da assembleia foi discutir temas relevantes para a saúde pública do estado e definir ações conjuntas para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

A Assembleia Ordinária do COSEMS-PB apresentou o parecer do Conselho Fiscal pela aprovação das contas e do relatório das atividades do 3º quadrimestre e do ano de 2022, além do resultado da Auditoria Externa da MRP Auditoria de 2022. Durante a assembleia, foram discutidos o processo de trabalho do CAI na unidade de saúde e o ambulatório de atendimentos às crianças vítimas de violência, a implantação do Centralizador PEC e-SUS AB da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba, o cenário de casos de Febre Amarela em primatas não humanos no Rio Grande do Norte e a cobertura vacinal na Paraíba.

A presidente do COSEMS-PB e alguns gestores municipais contribuíram durante as discussões em apoio aos municípios e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Após a Assembleia Ordinária, ocorreu a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da SES-PB com a presença do secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Jhonny Bezerra, representantes da Diretoria do COSEMS-PB e de gestores municipais de Saúde. O objetivo da reunião foi pactuar ações conjuntas entre estado e municípios para a melhoria da saúde na Paraíba.