Em Brasília

Ministro Waldez Góes debate com governadores modelo de sustentabilidade da transposição do São Francisco

Canal em São José de Piranhas — Foto: ALRN

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quinta-feira (26), os governadores do Ceará, Elmano Freitas, da Paraíba, João Azevêdo, de Pernambuco, Raquel Lyra, e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Durante o encontro, que também contou com a presença de secretários dos quatro estados, foi debatida a sustentabilidade da transposição do Rio São Francisco, que inclui o pagamento que as unidades federativas terão que fazer ao Governo Federal pelo recebimento da água potável, conforme resolução da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

- PUBLICIDADE -

“O presidente Lula tem a transposição do São Francisco como prioridade de seu governo e, hoje, nós saímos daqui com a criação de um fórum permanente de debate sobre esse tema. Ainda nesses primeiros 100 dias de governo, queremos estabelecer um acordo com os estados que vá garantir sustentabilidade, que determine quais as obras prioritárias que precisam ser concluídas, tanto em 2023 quanto em 2024. E esse acordo vai abordar tanto o uso da água quanto da energia para viabilizar a distribuição dessa água”, destacou o ministro Waldez Góes.

Presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou que os governadores presentes se comprometeram a contribuir para que o acordo com o Governo Federal seja fechado nos primeiros 100 dias de gestão. O primeiro encontro do fórum permanente está marcado para a próxima semana e contará com a participação dos secretários de recursos hídricos dos quatro estados atendidos pela transposição.

“Os governadores estão convictos de que esse projeto precisa de sustentabilidade. A partir dela, é preciso ter uma modelagem que não impacte de maneira muito forte lá na ponta, nas pessoas que serão beneficiadas, e também nos cofres públicos a ponto de comprometer a execução de outras obras. É preciso que tenhamos equilíbrio. O ministro está conduzindo com correção, que é buscar um caminho por meio da mesa de negociação com as equipes e revisar o termo de acordo, que está desatualizado”, enfatizou João Azevêdo.

Os governadores Raquel Lyra, Fátima Bezerra e Elmano de Freitas destacaram que vão dialogar com suas equipes para que o acordo entre o Governo Federal e os quatro estados seja revisado e atualizado pelo fórum permanente, para que a população brasileira seja beneficiada com o modelo de sustentabilidade a ser adotado.

 

Deixe uma resposta