3ª Macrorregião de Saúde

Centro de Reabilitação de Sousa entrega aparelhos auditivos para pacientes de 17 municípios do Sertão

OCentro Especializado em Reabilitação (CER IV) do município de Sousa realizou a primeira entrega de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) da unidade nessa segunda-feira (23). Um total de 72 próteses auditivas estão sendo ofertadas nesta remessa, beneficiando 39 pacientes de todas as faixas etárias que residem em 17 municípios do Sertão e Alto Sertão Paraibano.

- PUBLICIDADE -

Os usuários têm acesso ao atendimento por meio do encaminhamento do município de origem e também por demanda espontânea. A diretora da unidade, Márcia Virgínio, explica que ter esse atendimento no município de Sousa é um investimento na qualidade de vida dos paraibanos, pois, antes da habilitação do serviço, as pessoas tinham que buscar este recurso na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa.

“A reabilitação auditiva é uma assistência essencial que fomenta a possibilidade de socialização do paciente, que pode vir a se isolar ou abdicar das atividades de rotina por conta da perda auditiva. É muito importante ter um serviço dessa natureza para a população da 3ª Macrorregião de Saúde, proporcionando à pessoa com deficiência auditiva a minimização da perda, possibilitando maior independência, qualidade de vida e inclusão social”, observou.

A agricultora Iris Alves Lins, de 30 anos, teve seus dois filhos beneficiados com a entrega da primeira remessa de aparelhos auditivos do CER IV de Sousa: Yuri Gabriel, de 10 anos, e Alícia Vitória, de três. Ela conta que os filhos apresentaram sinais da perda auditiva desde muito cedo e que os aparelhos vão garantir um melhor desenvolvimento para os dois. “Eles não atendiam nosso chamado e não falavam. Os dois têm dificuldade na escola e o aprendizado é lento”. Íris conta que toda a família comemorou a notícia da chegada dos AASIs e a expectativa para o futuro é boa. “Alícia ficou encantada com os sons e demonstra muita felicidade quando descobre algo que faz barulho ou escuta uma voz. Yuri não para de fazer ruídos para chamar a atenção da irmã. Agora sei que os dois vão se desenvolver melhor, ter um dia a dia mais fácil e um futuro diferente do que poderiam ter antes”, comentou expressando sua alegria.

Os AASIs são indicados para diferentes níveis de perda auditiva e funcionam amplificando o som para que o paciente tenha a possibilidade de ouvir, mesmo com a limitação fisiológica. As próteses auditivas podem ser utilizadas em apenas um ouvido ou nos dois, como é o caso de Yuri e Alícia. O CER IV de Sousa tem pacientes com idades entre 02 e 86 anos e conta com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos que vão avaliar cada caso individualmente. A unidade também oferece todos os exames para especificar o tipo de aparelho indicado para cada um deles.

Márcia Virgínia destaca que a unidade conta também com uma equipe que realiza o acompanhamento após a entrega das próteses auditivas. “Depois do recebimento do AASI, o paciente continua realizando os atendimentos na unidade. A frequência desse acompanhamento varia com a idade do usuário, podendo ser trimestral ou semestral. Em caso de intercorrência, a visita deve ser antecipada”, explica.

O Centro de Reabilitação atende pessoas com os mais diversos tipos de deficiência, sem que precisem se deslocar para Campina Grande ou João Pessoa, em busca de diagnóstico e tratamento adequado. Na unidade há espaços de atenção ambulatorial especializada em reabilitação para atender usuários encaminhados pela rede básica de saúde, por hospitais e também os que chegam por conta própria. Além do serviço de reabilitação auditiva, o CER IV de Sousa oferece atendimento terapêutico motor, fonoterapia infantil e adulto, arteterapia, integração sensorial, psicomotricidade, orientação e mobilidade, psicologia infantil e adulto, estimulação oral, estimulação precoce, habilidades cognitivas, atividade de vida diária – AVD e fisioterapia motora.

Deixe uma resposta