PARAÍBA

Funetec viabiliza projetos para os municípios paraibanos através de parceria com o IFPB e a Famup

O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, se reuniu com o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba, nesta terça-feira (06), em João Pessoa. O encontro ocorreu na sede da Famup e contou com a participação da diretora de Extensão Popular e Rural do IFPB, professora Keite Souza. Na pauta, a gestão de projetos em prol da ampliação de políticas públicas e oferta de cursos de capacitação para servidores dos municípios paraibanos.

- PUBLICIDADE -

Durante a reunião, o superintendente da Funetec apresentou os possíveis projetos que poderão ser viabilizados através da parceria entre o IFPB e os prefeitos dos 223 municípios paraibanos. “Nós estamos aqui, a partir do IFPB, oferecendo as condições para elaboração e execução de inúmeros projetos em favor dos municípios. A perspectiva é que tenhamos projetos na área de educação, de meio ambiente, de mobilidade urbana, além da organização administrativa do município, na sua essência, através do plano diretor”, explicou Anselmo Castilho.

Anselmo Castilho, que também é advogado, lembrou que a legislação obriga as administrações municipais executarem uma série de ações. Mas, com frequência, os municípios não dispõem de condições operacionais e financeiras para execução de determinados programas de governo. “Nós estamos fazendo esta parceria para, justamente, oferecer condições de captação e investimento de recursos do governo federal e do estado para execução de projetos em favor dos municípios”, concluiu.

Na ocasião, o presidente da Famup, George Coelho, ressaltou a importância da elaboração e execução de projetos para os municípios através de parceria com o corpo técnico do IFPB e da Funetec. O objetivo é atrair mais recursos para os municípios e melhorar a qualificação dos servidores públicos.

“Quando o gestor tem ótimos projetos e tem a capacidade de colocar esses projetos para captação de recursos do orçamento, o município passa a ter a capacidade de atrair o investimento e receber emendas impositivas e extraorçamentárias porque a administração municipal já tem o projeto. E, quando se tem uma fundação de apoio com certeza os municípios terão ganho real de investimento e poderão atrair mais recursos do poder público”, disse George Coelho.

Durante o diálogo, a diretora de Extensão Popular e Rural do IFPB, professora Keite Souza, destacou o plano da atual gestão do IFPB de interiorizar as ações dos 20 campi do instituto e ampliar a parceria com os gestores municipais.

“Nossa intenção é a de que todos os municípios da Paraíba dialoguem com o IFPB e construam políticas de educação popular. Nós queremos parceria com todos, nós queremos trabalhar com a formação dos professores, nós queremos trabalhar com formação de conhecimento na área de meio ambiente, na área de cultura, nós precisamos desenvolver projetos políticos pedagógicos que estejam para além das escolas”, afirmou a professora Keite Souza, diretora de Extensão Popular e Rural do IFPB.

Fonte: Ascom Funetec

Deixe uma resposta