40 de ouro

Paraíba conquista 69 medalhas nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo

Paraíba conquista 69 medalhas — Foto: Yonah Carvalho

A Paraíba encerrou a participação nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, conquistando 69 medalhas, sendo 40 de ouro, 20 de prata e 9 de bronze. A competição foi encerrada nessa sexta-feira (25) e foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), cuja participação dos paratletas paraibanos teve o apoio decisivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que foi responsável por arcar todas as passagens aéreas para as 90 pessoas que integraram a delegação da Paraíba.

- PUBLICIDADE -

A competição é considerada a mais importante do esporte paralímpico do Brasil, já que reuniu 1300 atletas na faixa etária entre 12 e 17 anos. Os representantes paraibanos no evento foram conhecidos por meio dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, em que os campeões disputaram uma seletiva Norte e Nordeste, em Natal (RN), no mês de agosto e, agora, a consagração nas Paralimpíadas Escolares, na capital Paulista.

O chefe da delegação da Paraíba, Jean Klaud, enfatizou o grande número de medalhas ao trabalho ampliado no paradesporto paraibano. “Feliz demais em presenciar a Paraíba voltando com 69 medalhas, mas isso só é possível graças ao trabalho do Governo do Estado, que investe em programas e projetos voltados ao segmento, assim é possível ser destaque em nível nacional a cada ano”, disse.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Zezinho Botafogo, acompanhou todos os dias as competições e reforçou a torcida dos paraibanos. “O Governo do Estado, pela pasta a qual estou à frente, não mediu esforço e fez questão de viabilizar todas as passagens e, assim, o resultado foi altamente expressivo. De parabéns a esses abnegados porque, só quem está de perto pode notar a superação deles com o objetivo de subir no pódio, como pude estar”, frisou.

Zezinho ainda destacou o grande quantitativo de medalhas nas competições escolares nacionais em 2022. “Este ano foi impressionante, pois nos Jogos da Juventude, em Aracaju, a Paraíba bateu seu recorde com 20 medalhas e no Rio de Janeiro, nos JEBs, 36. Agora, um complemento com chave de ouro por nossos paratletas, com nada mais nada menos do que 69 medalhas e assim motiva a própria pasta a continuar realizando o trabalhado voltado ao esporte e ao paradesporto escolar no estado”, concluiu.

Deixe uma resposta