PREVENÇÃO

Novembro Azul: Secretaria de Saúde de São José de Piranhas promove ações e reforça cuidados com saúde do homem

A Prefeitura de São José de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, ao longo do mês, diversas atividades dedicadas à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A ação faz parte da campanha “Novembro Azul”.

- PUBLICIDADE -

A secretária Neuma Cavalcanti informou ao Radar sertanejo que a mobilização em prol da saúde masculina ocorre para redução da morbidade e da mortalidade a partir do enfrentamento dos fatores de risco e com facilitação do acesso aos serviços pelo Sistema Único de Saúde – SUS. “Estamos realizando ações nas unidades básicas de saúde do nosso município, como PSA e USG de próstata. Aos interessados devem marcar na Secretaria de Saúde”, disse.

Na semana passada, uma das ações realizadas foi uma atividade alusiva ao Novembro Azul direcionada aos internos da unidade prisional da cidade (cadeia pública), com realização de PSA, teste rápido de HIV e Hepatite. Também foi explicado aos reeducandos sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Realização de PSA, teste rápido de HIV e Hepatite na Cadeia Pública.

Outra atividade importante foi uma sessão especial na Câmara Municipal com palestras e esclarecimentos, com profissionais da medicina e enfermagem falando sobre temas relacionados ao Novembro Azul.

Confira vídeo abaixo

O “Novembro Azul”

No Brasil, o “Novembro Azul” foi comemorado pela primeira vez em 2008. A campanha tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta