segurança hídrica

MDR participa de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu

(Foto: Divulgação)

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) participou da reunião da nova composição do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) para a gestão 2022-2026. O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Caicó, no Rio Grande do Norte, na terça-feira (8).

- PUBLICIDADE -

No encontro, foram debatidas as funções do Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). Além disso, foi apresentado Termo de Colaboração entre a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) a respeito do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Presente na reunião do comitê, o diretor do Departamento de Obras Hídricas do MDR, Francisco Igor Nunes, destacou a importância da presença do Governo Federal no debate.

“Falamos um pouco sobre a atuação da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica e as principais entregas para esse comitê, como a chegada da transposição do Rio São Francisco no início deste ano. Além disso, falamos sobre a aprovação do Plano Nacional de Recursos Hídricos e da proposta do novo marco hídrico encaminhada ao Congresso Nacional, enfatizando, nesse contexto, a importância de dar sustentabilidade financeira e operacional para as infraestruturas hídricas”, enfatizou o diretor.

Além dos membros titulares e suplentes, estiveram presentes o diretor-executivo da ADESE, José Vanderli; o coordenador de Instância Colegiadas do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (SINGREH), Osman Fernandes da Silva; a técnica da Superintendência de Apoio ao SINGREH, Tânia Regina Dias da Silva; e os representantes do Governo da Paraíba e do Rio Grande do Norte, respectivamente, Waldemir Azevedo, presidente do CBH PPA, e Auricélio Costa, diretor-presidente do IGARN.

“A reunião foi muito produtiva e temos muita coisa para debater com os novos membros do comitê. Estamos começando agora de forma gradual e vamos aguardar que no próximo ano, que não tem tantos eventos paralelos, possamos caminhar com tantas outras pautas que precisamos avançar. Apresentamos um calendário de atividades e ações que vão melhorar a gestão da nossa bacia nos dois estados”, destacou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu Waldemir Azevedo.

Cadastre-se para receber releases pelo WhatsAPP

Para receber mais notícias e ações do MDR, jornalistas e blogueiros interessados podem se cadastrar nos grupos de WhatsApp. Um deles tem enfoque em notícias de abrangência nacional e, nos demais, serão compartilhadas informações exclusivas de cada estado. Clique neste link para acessar os grupos.

Caso deseje receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil, cadastre-se neste link.

Assessoria de Comunicação Social

Deixe uma resposta