PARAÍBA

Governo da Paraíba entrega mais de 6 mil kits tecnológicos para escolas da rede estadual

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia segue com a entrega dos ‘Kits Tecnológicos de Ensino Híbrido’ às escolas da Rede Estadual, através do Programa Paraíba Educa, política educacional nacionalmente reconhecida voltada para a qualificação da educação. Os equipamentos começaram a ser entregues, no mês de agosto, e são destinados a todas as escolas estaduais das 14 Gerências Regionais de Ensino.

- PUBLICIDADE -

São 6.698 kits voltados à inovação e qualificação das práticas pedagógicas aplicadas nas unidades de ensino do estado. Um investimento inicial superior a R$ 20 milhões em equipamentos para a educação. Cada kit tecnológico é composto por monitor, uma Smart TV de 55 polegadas, uma webcam com microfone integrado, teclado, mouse e outros acessórios necessários para que os professores possam aprimorar suas aulas no formato híbrido, utilizando de metodologias ativas como a sala de aula invertida, ampliando o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no campo da educação.

Todas as 648 escolas da rede estadual estão sendo beneficiadas em seus espaços pedagógicos, que representam 5.687 salas de aula, 205 laboratórios de ciências, 482 laboratórios de informática, 168 salas de atendimento especializados, 122 auditórios, além de outros espaços que serão equipados para atendimento aos estudantes como parte da plataforma Paraíba Educa, enquanto política de valorização dos profissionais da educação e garantia da qualidade do ensino público.

Segundo o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, a iniciativa garante ferramentas necessárias para que os professores possam aperfeiçoar as aulas. “Nossos professores foram destaque nacional em inovação e criatividade durante a pandemia. A entrega desses kits é uma forma do Governo da Paraíba investir na rede estadual de ensino, garantindo que os professores tenham equipamentos de qualidade para desenvolverem suas atividades”, ressaltou.

A ECIT Professor Pedro Augusto Porto Caminha, em João Pessoa, já recebeu o kit e segundo a professora de Biologia, Amanda Guimarães, os equipamentos já estão disponibilizando uma metodologia mais ativa, além de proporcionarem uma melhor dinâmica em suas aulas. “Com a chegada desse material, consigo mostrar, com mais qualidade, por exemplo, as composições das partes das células. Acredito que isso vem deixando o conteúdo mais prático e atrativo”, explicou.

Paraíba Educa – A plataforma Paraíba Educa reúne estratégias de inovações pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, conforme as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as habilidades propostas no Currículo do estado da Paraíba e as estratégias do Plano Estadual de Educação.

A plataforma Paraíba Educa foi reconhecida nacionalmente em estudo da FGV como a melhor estratégia EaD do Brasil, foi vencedora da edição 2021 do Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Boas Práticas, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e como o melhor Índice de Ensino à Distância (IEAD) do Brasil pelo Rede de Pesquisa Solidária (RPS).

Deixe uma resposta