NOVA TENDÊNCIA

Segundo estudo realizado, 58% dos consumidores querem migrar para veículos eletrificados

A maior parte dos consumidores estão interessados em adquirir um veículo híbrido ou elétrico, o custo para abastecê-lo é o principal motivo, porém o preço deste veículo ainda é um impedimento para muitos.

- PUBLICIDADE -

58% das pessoas que estão procurando comprar um veículo têm interesse em adquirir algum modelo eletrificado, de acordo com os dados da pesquisa encomendada pela Tupinambá Energia. O levantamento foi realizado entre julho e agosto deste ano, em 14 cidades do país, no total, participaram 1.680 brasileiros.

Mas, entre todas essas pessoas, a maioria são consumidores femininos. 57% dos entrevistados que manifestaram seu desejo de ter um carro eletrificado foram mulheres, enquanto 43% foram homens. Boa parte deles tinham um nível alto de escolaridade (39%) e declararam contar com um nível de renda alto (35%).

Os motivos que fazem que 58% dos consumidores estejam pensando em adquirir um veículo com bateria são dois. O primeiro é o baixo custo das recargas, se compararmos com os valores para abastecer o veículo com os combustíveis tradicionais.

O segundo é o fato de ser um veículo mais amigável com o meio ambiente. Como as pessoas estão mais engajadas com as questões de cuidados ambientais e a batalha contra as mudanças climáticas, ter um veículo menos poluente se torna uma ótima alternativa.

Apesar disso, o investimento inicial que se requer para ter um veículo, principalmente os que são 100% elétricos, é muito alto e escapa às possibilidades de muitos dos interessados. Para mais, o proprietário deve considerar os gastos que terá com o veículo após a compra: revisões periódicas, seguro do carro, impostos, entre outros.

Além dos custos para comprar e manter um veículo deste tipo, também deve ser considerada a falta infraestrutura que as cidades possuem para estes veículos, principalmente nas cidades do interior.

Mas, muitas destas complicações podem ser solucionadas e os custos amenizados em breve, por exemplo, no Senado estão sendo tratados vários projetos. Uma dessas propostas está sendo analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e prevê a isenção do Imposto de Importação aplicado sobre estes veículos.

Com isso, poderá haver mais modelos disponíveis para a comercialização e os que já estão podem ter um valor um pouco mais acessível. Atualmente o Imposto de Importação é de 35%, com a isenção aprovada, o custo dos veículos importados poderia cair entre 10% e 20%. Com isto, mesmo com o preço elevado dos veículos, permitiria que mais pessoas tivessem acesso a eles.

Na comissão também estão sendo examinados projetos relacionados com a infraestrutura que estes veículos precisam. Por um lado, está sendo tratado um projeto que incentiva a pesquisa sobre mobilidade elétrica no país, o que pode resultar em importantes melhorias. Por outro lado, recentemente foi apresentado um projeto para que na construção de prédios e também de shoppings seja incluída a instalação elétrica necessária para que estes veículos sejam carregados.

Deixe uma resposta