TRADIÇÃO

Encerrada com show de Sirano e Sirino, Cavalgada em Bom Jesus atrai público recorde

A 7ª cavalgada Tropeiros de Aroeira, realizada no domingo (23), município de Bom Jesus, foi a maior da história, reunindo aproximadamente 300 cavaleiros e amazonas, vindos de várias cidades da região.

- PUBLICIDADE -

O evento, que voltou a ser realizado após a pandemia, prestou, nesta edição, homenagem ao agricultor Franciso Rosa (Fade), já falecido. Seus filhos e demais familiares participaram ativamente da festividade, que retrata as tradições nordestinas.

A concentração aconteceu no Estádio Moreirão, no Distrito de São José, onde aconteceram a entregas do kit (camisa e boné) para os primeiros 100 inscritos, além de novas inscrições. Foi servido o café da manhã, a invocação da benção feita padre Dannilo Rocha sobre os participantes e seus animais e o início da marcha.

A cavalgada percorreu aproximadamente 10 quilômetros, com três paradas, sendo uma na localidade de Mastruz, a segunda na Mata Fresca e a última na localidade de Xerém, onde foi prestada homenagem aos agropecuaristas Pedro Bayma e seu Filho Fernando, ambos in memoriam.

A cavalgada retomou o percurso e, por volta de meio dia, adentrou na cidade. Por onde passava, as pessoas se agasalhavam nas sombras das arvores para acompanhar a passagem das comitivas.

À frente, estavam a prefeita Denise Bayma, o vice-prefeito Ediney Pereira, o presidente da Câmara, vereafor Fábio Abel, o ex-prefeito Roberto Bayma e os familiares do homenageado.

Durante todo o trajeto, uma equipe de profissionais da saúde e da policia militar estiveram dando suporte para alguma eventualidade que viesse a acontecer.

Na parada final, no centro da cidade, foi servido gratuitamente almoço para os cavaleiros. Na oportunidade, a prefeita Denise Bayma e outras autoridades fizeram uso da palavra. A gestora municipal agradeceu a presença de todos, parabenizou pela dedicação das equipes que atuaram na realização do evento e, ao se dirigir aos familiares do senhor Fade, destacou a luta do mesmo que, com muito trabalho, criou sua prole. “Foi um homem que merece toda a nossa admiração”, disse.

Em seguida a gestora iniciou a entrega de comendas para os representantes das comitivas, bem como aos filhos e irmão do agraciado na 7ª Cavalgada Tropeiros de Aroeira.

A dupla de violeiro Chico Xavier e Francinaldo Oliveira se apresentou e na base do repente, improvisado, trouxeram as violas, que têm ligação muita intima com acultura da cavalgada.

Farra de Bacana e Sirano e Sirino encerraram as atividades da Sétima Cavalgada Tropeiros de Aroeira.

Deixe uma resposta