ELEIÇÕES 2022

2º TURNO: Lula tem 53% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47%, aponta pesquisa Datafolha

Foto: Reprodução Facebook e Youtube - 13.ago.2022

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 7, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% dos votos válidos no segundo turno das eleições, ante 47% do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

- PUBLICIDADE -

Essa foi a primeira pesquisa de intenção de votos feita pelo instituto sobre o segundo turno da disputa pela Presidência da República. Lula e Bolsonaro se enfrentam em nova eleição no dia 30 de outubro.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar o resultado oficial da eleição.

O levantamento entrevistou 2.884 pessoas, entre quarta-feira, 5, e sexta-feira, 7, em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.

Eleitores decididos

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo também aponta que 93% dos eleitores estão totalmente decididos sobre em que irão votar para presidente neste ano. Os que dizem que ainda podem mudar de voto equivalem a 7%. A decisão é semelhante entre eleitores de Lula (95%) e Bolsonaro (94%).

 

Fonte: Redação Terra

Deixe uma resposta