multivacinação

Paraíba prorroga campanhas contra poliomielite, influenza e multivacinação até 31 de outubro

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

A Paraíba prorrogou até 31 de outubro as campanhas de vacinação contra poliomielite, influenza e multivacinação. A campanha contra poliomielite contempla crianças menores de 5 anos; a de influenza é priorizada para mais de 1,4 milhões de paraibanos; e a de multivacinação é direcionada para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Entre as três campanhas vigentes na Paraíba, as duas primeiras ainda não alcançaram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).

- PUBLICIDADE -

A campanha de poliomielite tem estimativa de imunizar 227.851 crianças e, até este 30 de setembro, 204.552 foram vacinadas na Paraíba, o que representa 89,77% do público-alvo. A meta preconizada pelo MS para essa vacina é de 95%. Dos 223 municípios paraibanos, 172 atingiram ou superaram esta marca e 51 ainda não conseguiram alcançar a estimativa. Em todo estado, mais de 23 mil crianças com idade até 4 anos não foram vacinadas contra a doença.

Os cinco municípios que aparecem com as piores coberturas vacinais contra pólio – até este 30 de setembro – são Campina Grande (68,15%); Imaculada (69,74%); João Pessoa (71,62%); Quixaba (73,02%) e Mãe D’água (73,73%). São José de Princesa, Pilar, Alcantil, Lastro e Areia de Baraúnas estão no topo da lista, com coberturas que oscilam entre 129,86% e 115,74%.

A secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, explica que a prorrogação das campanhas é importante para garantir a saúde dos paraibanos: “A Paraíba está bem perto de atingir a meta necessária contra poliomielite e continuamos com uma das melhores coberturas do Brasil. Acreditamos que a vacina é o melhor meio de prevenção e mantemos as campanhas vigentes com objetivo de manter nossa população saudável e protegida”.

Ela destaca que o engajamento dos municípios é primordial para ampliar a cobertura vacinal no estado. “Neste momento, queremos tranquilizar os pais que ainda não conseguiram vacinar seus filhos, seja contra pólio ou qualquer outro imunizante previsto no calendário nacional de imunização, que a campanha continuará vigente até o dia 31 de outubro. Contamos com o apoio dos municípios, principalmente aqueles que ainda não atingiram a meta de 95% contra pólio, de que facilitem o acesso e mantenham a oferta das vacinas”, finaliza.

Em relação à campanha contra influenza, o grupo prioritário para a vacina na Paraíba está estimado em 1.450.234 indivíduos. Nenhum dos públicos-alvo atingiu a marca de 90% determinada pelo MS. A cobertura vacinal deste imunizante no estado é de 77,5%, segundo dados coletados em 30 de setembro. Desde o dia 25 de junho, a vacina contra influenza foi disponibilizada para todos os indivíduos não vacinados com idade a partir de 6 meses.

A campanha de multivacinação, que tem objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, também seguirá vigente até 31 de outubro. Todas as vacinas do calendário estão disponíveis e os 223 municípios seguem abastecidos e trabalhando para ampliar as coberturas e garantir a proteção da população. A vacina contra covid-19 também está incluída nesta campanha para indivíduos de todas as idades contempladas no Programa Nacional de Imunizações.

Deixe uma resposta