EMPRÉSTIMO

Medida que aumenta limite de empréstimo consignado deve impactar no bolso do brasileiro

Caso MP seja aprovada, trabalhadores com vínculo pela CLT e beneficiários de programas sociais terão acesso a maior limite de crédito consignado.

São diversas as razões pelas quais um cidadão pode necessitar de empréstimo pessoal. Seja para o pagamento de dívidas, dar o pontapé inicial para o próprio negócio, ou até mesmo superar um momento de crise, a aquisição de crédito faz parte da vida do brasileiro e, com isso, também se faz necessário o investimento em educação financeira, para evitar danos colaterais no bolso do cidadão.

- PUBLICIDADE -

Foi aprovada pelo senado, a medida provisória que aumenta a margem de crédito consignado para os assalariados. Essa modalidade de empréstimo permite que o cliente receba o valor pedido e, em contrapartida, terá um desconto gerado de forma automática no salário ou benefício que recebem mensalmente. Esse desconto é reduzido à medida que a dívida é quitada.

Com a possível aprovação por parte do presidente Jair Bolsonaro, a margem de empréstimo consignado pode chegar a 40% para trabalhadores com vínculo empregatício regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), funcionários aposentados, militares e servidores públicos em exercício ou também inativos.

A margem também pode ser ampliada a até 45% para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada, Renda Mensal Vitalícia (RMV) ou aposentados do Regime Geral de Previdência (RGPS). Antes da medida provisória, o limite do empréstimo para esses beneficiários era estabelecido em 40%.

Para os beneficiários do programa Auxílio Brasil, o empréstimo consignado determinado pela medida pode chegar a até 40% do valor do benefício, ou seja, o cidadão recebe o valor do empréstimo e, em troca, fica com a porcentagem comprometida diretamente no valor que recebem mensalmente através do benefício.

Juros mais baixos

Devido às maiores garantias de adimplência em relação ao pagamento das dívidas, uma vez que esta é debitada de forma automática na folha de pagamento ou benefício, o modelo de crédito consignado também conta com uma taxa de juros, consequentemente, menor. Enquanto a média de juros obtida nas linhas de crédito é de aproximadamente 25,7% ao ano, a taxa média para o empréstimo consignado para beneficiários do INSS é de 24,8% e 20,4% para trabalhadores do setor público.

Portanto, o empréstimo pessoal consignado, caso utilizado da forma correta, pode ser vantajoso se comparado com os juros do cartão de crédito, que chega a atingir 355,2% ao ano, e o cheque especial para pessoas físicas, que gira em torno de 132,6% ao ano.

Prazo para aprovação

A expectativa é que este aumento na linha de crédito seja aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro. O chefe do executivo federal recebeu a MP no último dia 14 de julho e tem o prazo de até 03 de agosto de 2022 para aprovar ou rejeitar a MPV 1.106/2022.

Cartão de crédito consignado

Outra modalidade que pode ser opção do cidadão na hora das compras é o Cartão de Crédito Consignado. Nesse caso, a dívida gerada na fatura é descontada automaticamente do salário, com juros bem reduzidos se comparados com o cartão de crédito convencional.

Deixe uma resposta