PARAÍBA

Saúde convoca população para atualização das vacinas do calendário nacional

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta segunda-feira (8), as campanhas de vacinação contra poliomielite e de multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em toda Paraíba. O movimento é nacional e tem como objetivo melhorar as coberturas vacinais e proteger a população contra doenças que são prevenidas com a imunização. Além das campanhas vigentes, todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis diariamente nos postos de saúde dos 223 municípios paraibanos para vacinação de crianças, adolescentes e adultos.

- PUBLICIDADE -

As campanhas de vacinação são realizadas em parceria entre o Ministério da Saúde (MS), estados e municípios. Ao todo, são 18 vacinas ofertadas pelo SUS que fazem parte do calendário vacinal da criança e do adolescente e todas estão com as coberturas vacinais abaixo da meta prevista pelo MS. De acordo com a secretária de estado da Saúde, Renata Nóbrega, a meta de cobertura é de 90% para BCG e Rotavírus e 95% para as demais.

Renata Nóbrega lembra que a vacinação é importante para que doenças que já foram erradicadas não se disseminem entre a população. “O sarampo é uma das doenças que foi eliminada e que voltou a apresentar casos após a diminuição da procura pela vacina, o mesmo pode acontecer com a pólio, que foi erradicada no Brasil em 1994 e que já tem caso confirmado nos Estados Unidos. Vale destacar que a poliomielite não tem cura e pode causar paralisia irreversível em questão de horas”, explica.

A SES reforça ainda que a campanha de vacinação contra covid-19 continua vigente para adultos, adolescentes e crianças a partir dos 3 anos de idade. Em toda Paraíba, mais de mil salas de vacina funcionam rotineiramente para atender a população e atualizar a caderneta de vacinação. É importante lembrar que o calendário nacional de vacinação oferta imunizantes não apenas para crianças, mas também para adolescentes e adultos, por isso, é importante que toda população procure o posto de vacinação mais próximo de sua residência para conferir a situação dos cartões de vacina de toda família e realizar a atualização, caso seja necessário.

Deixe uma resposta