VEJA VÍDEO

Responsável pelo Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB em CG fala sobre achados arqueológicos em Serra Grande e outras cidades do Sertão

Em entrevista ao programa de TV Radar Cidade de quarta-feira, dia 3 de agosto, o historiador professor Dr. Juvandi de Souza, responsável pelo Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, em Campina Grande, falou sobre materiais encontrados em sítios arqueológicos no município de Serra Grande e outras cidades do interior paraibano, a exemplo de Bernardino Batista, Monte Horebe, Cachoeira dos Índios e Matureia. Assista ao vídeo acima.

- PUBLICIDADE -

Em Serra Grande chama à atenção cerâmicas e artefatos, encontrados há pouco mais de 3 anos, que têm como um dos atributos principais uma grande quantidade de pinturas que seguem determinado padrão geométrico e ação agregando semelhanças aos aspectos gerais dos Tupiguarani. Segundo Dr. Juvandi, o material ainda está sendo analisado.

As novas descobertas podem desvendar com mais detalhes a formação cultural e uma nova História da Paraíba através desse estudo arqueológico da presença Tupi no interior, descontruído a tese de que esses habitaram unicamente o litoral. Assista a entrevista ao vídeo acima.

A entrevista foi ao ar no programa Radar Cidade, que é produzido pelo site Radar Sertanejo, exibido toda quarta-feira, às 19 horas, ao vivo pela TV a cabo Diário do Sertão (canal 3) e pelas multiplataformas FacebookYoutube e a página oficial do site Radar Sertanejo.

Por Dida Gonçalves
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta