Conheça

A trajetória política do ex-vereador de Poço Dantas e Uiraúna, Joca de Duca

O pecuarista e ex-vereador, João Guilherme Estrêla (Joca de Duca), nasceu na Vila de Barra de Piabas, em Poço Dantas. Era filho de Guilherme Duque de Equitane (Seu Duca) e Minervina Maria da Conceição (Dona Minervina). Foi casado com D. Maria Barreto, também natural de Poço Dantas e desta união nasceram os seguintes filhos: professora Lúcia, Iza Guilherme, Vanda Guilherme, Francisco Guilherme “in memoriam”, Erasmo Guilherme, comerciante Teodoro Guilherme, produtor rural Marcondes Guilherme, Miguel Guilherme, Crispim Guilherme, João Guilherme de saudosa memória e José Guilherme.

- PUBLICIDADE -

Em 1982 disputou o cargo de vereador em Uiraúna pelo PMDB e obteve 249 votos, 3,59% dos votos válidos tendo sido eleito. No pleito de 1988 volta a disputar uma vaga no Poder Legislativo de Uiraúna pelo PMDB obtendo 201 votos. Não conseguindo ser eleito. Na eleição de 1992 volta a disputar uma vaga na Casa Legislativa Olinto Pinheiro obtendo 187 votos ficando na suplência. Na primeira eleição do Município de Poço Dantas em 1996, João Guilherme Estrêla (Joca de Duca) disputou uma cadeira na Casa Legislativa Antônio Gonçalves Sobrinho pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), tendo sido eleito.

O saudoso líder político Joca de Duca possuía uma característica fundamental: a solidariedade. Era um homem probo, ético, honrado e leal. Cultivou um vasto círculo de amizades e seu nome era respeitado como pessoa de reputação ilibada. Um exemplo de cidadão, seja no seio familiar, seja na política. Atuava como conciliador e mediador nos conflitos locais.

Além de ser um homem público, de notória reputação e elevado caráter, o saudoso vereador Joca de Duca foi um homem de fé, que se doou completamente para sua família, para o trabalho, para a atividade política, para as comunidades de Bulandeira, Vila de Barra de Piabas, localidades circunvizinhas e para sua cidade. Foi um fiel correligionário dos líderes políticos, José Aldemir Meireles de Almeida (Zé Aldemir), João Bosco Nonato Fernandes (Dr.Bosco Fernandes) e do ex-prefeito de Poço Dantas, Azulão Santiago.

Foi o ex-vereador João Guilherme Estrela (Joca de Duca), que deu posse ao primeiro prefeito constitucional de Poço Dantas, José Milton Santiago (Azulão Santiago) “in memoriam”. Era primo dos ex-vice-prefeitos de Luís Gomes-RN, José Abrantes Barbosa e Dra. Antônia Gomes Abrantes Barbosa, do ex-vice-prefeito de Tenente Ananias-RN, Valdemar Abrantes Barbosa (Mazinho Barbosa) “in memoriam”, do ex-vice-prefeito de Bernardino Batista, Antônio Estrêla de Abrantes “in memoriam”, do ex-presidente da Câmara Municipal de Vieirópolis e atual Secretário Municipal de Obras, Sinval Abrantes Barbosa e do vereador de Bernardino Batista, Bastim de Albuino e tio da ex-candidata a prefeita de Poço Dantas e ex-vereadora, Eva de Sousa Lira.

O Ginásio Poliesportivo construído pelo governo do Estado da Paraíba, na cidade de Poço Dantas, recebeu o nome ‘Vereador João Guilherme Estrela’ (Joca de Duca). A propositura foi do deputado estadual, Jeová Vieira Campos.

Quem o conheceu de perto sabe: simples, humilde, pacato, amigo, companheiro, conselheiro, solidário, sincero, verdadeiro, íntegro, probo, honesto, decente, digno, reto, correto, determinado, generoso, justo, ético, princípios e valores inabaláveis! Essencialmente um homem bom. Uma vida exemplar!

Abdias Duque de AbrantesAdvogado, jornalista, servidor público e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Deixe uma resposta