Atendendo 90 adolescentes

‘Projeto Espaço Juvenil Municipal de Esportes’ é lançado pela Prefeitura de São José de Piranhas

Foto: Marconi Cruz

O Núcleo de Cidadania de Adolescente (NUCA) promoveu na noite dessa quinta-feira, 02 de junho de 2022, juntamente com as Secretarias de Educação, Esporte, Saúde e Ação Social o lançamento do Projeto Espaço Juvenil Municipal de Esportes.

- PUBLICIDADE -

A iniciativa é fruto da ação do I Campeonato de Futebol Feminino “Donas do Jogo” uma das atividades do Plano de Participação Cidadã de Adolescente, inserido no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes do Selo UNICEF.

Após a realização do I Campeonato de Futebol Feminino “Donas do Jogo” percebeu-se a importância da aplicação de políticas públicas no esporte para jovens do município, com isso a secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, juntamente com o NUCA e Secretarias de Saúde e Ação Social, criou o Espaço Juvenil Municipal de Esportes, que vai atender inicialmente 90 adolescentes do município que estão matriculados e frequentando a escola ativamente.

O evento contou com a participação dos adolescentes e jovens inscritos no projeto, seus responsáveis, os professores que desenvolverão as atividades Lailton e Kau, a Secretária de Educação Fabiana Inácio, a mobilizadora de Adolescentes Arlígia Andrea Ferreira Delfino e membros da Comissão Intersetorial do Selo Unicef.

A secretária de Educação, Fabiana Alves Inácio, ressaltou sobre a importância da prática esportiva, a qual contribui para a prevenção de problemas sociais, e de forma mais acentuada dos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“Os benefícios decorrentes da prática desportiva é fundamental para a preparação de crianças e jovens para a vida em sociedade, além de afastá-los do mundo das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do estudante, gera cooperação e socialização entre si, a promoção da saúde e bem estar, respeito a diversidade e participação cidadã”. Destacou.

O secretário de Esporte do município, Idomar de Sousa Bento, que participou do evento, também destacou a importância das atividades esportiva como parte do dia a dia do jovem, para um hábito de vida mais saudável, socialização e afastá-los das drogas.

O projeto do Espaço Juvenil Municipal de Esportesobjetiva também a utilização dos espaços esportivos públicos do município com ações sócio educativas agregando a prática do esporte a educação e ao lazer por meio de um trabalho intersetorial entre Secretaria de Educação, Esporte e com apoio das Secretarias de Saúde e Assistência Social.

Veja galeria de fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como parte do projeto está sendo distribuido, na secretaria de educação, material esportivo para todas as escolas do Sisoema Municipal de Educação.

O Projeto do Espaço Juvenil Municipal de Esportes desenvolverá suas atividades em horários opostos aos das aulas.

Deixe uma resposta