LUTO

Morre aos 79 anos o ex-vereador de Cajazeiras, líder histórico do Partido dos Trabalhadores

Líder histórico do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cajazeiras, 79 anos, tendo inclusive feito parte da fundação da sigla em nível nacional, o ex-vereador Severino Dantas, o ex-vereador Severino Dantas Fernandes, anos, faleceu na manhã desta sexta-feira (27). O ex-político estava internado no Hospital Regional de Cajazeiras e se recuperava de uma cirurgia.

- PUBLICIDADE -

Natural de São João do Rio do Peixe, Severino Dantas era servidor público aposentado e exerceu o mandato de vereador em Cajazeiras nas entre 1996 e 2012.

Bravo comunista egresso do Partido Operário Revolucionário Trotskista (PORT), seção brasileira da Quarta Internacional Socialista Posadista (PORT-P), fundado em 1955, onde o mesmo realizou intenso trabalho para o aliciamento e recrutamento de estudantes, camponeses e outras classes, em Antenor Navarro (atual São João do Rio do Peixe), Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba.

No ano de 1956, saiu da Comunidade Bálsamo, no município de Antenor Navarro, com o objetivo de estudar no Seminário dos Franciscanos, localizado em Triunfo (PE). Em seguida, em 1962, mudou-se para João Pessoa, ocasião em que ingressou nos movimentos estudantis e em seguida nas Ligas Camponesas lideradas no Nordeste pelo advogado e ex-deputado federal Francisco Julião Arruda de Paula, sendo seus companheiros todos integrantes do Partido Operário Revolucionário (Trotskista) no ano de 1964.

Com o advento do Golpe Militar, Severino Dantas foi compelido a abandonar as atividades estudantis, bem como, seu emprego no Movimento de Alfabetização Popular – Método Paulo Freire, extinto pelo citado Golpe. Depois do Golpe Militar de 1964, juntamente com outros companheiros, passou a viver na clandestinidade realizando vários eventos como o objetivo de rearticular o movimento popular das Ligas Camponesas e os movimentos estudantis através do famoso “Grupo dos 5” e dando continuidade ao movimento nacionalista encabeçado por Leonel Brizola.

Redação com Coisas de Cajazeiras

Deixe uma resposta