CAJAZEIRAS

CRM autoriza atendimento no HUJB, mas hospital ficará apenas com internações para crianças

Nesta quinta-feira (19), representantes do CRM-PB estiveram em Cajazeiras e visitaram os três principais serviços de saúde (Hospital Regional, Hospital Universitário Júlio Bandeira e UPA) e construíram, juntamente com a Secretaria municipal de Saúde, durante reunião realizada no período da tarde, um novo processo para o atendimento das crianças e adolescentes.

- PUBLICIDADE -

Foi acordado que os atendimentos pediátricos de urgência e emergência serão realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Caso necessitem de internamento, as crianças serão encaminhadas para o HUJB. “Conseguimos articular também a contratação de sete novos médicos pediatras para reforçar a escala de plantão da UPA, considerando que a unidade absorverá esse novo perfil de atendimento”, explicou o diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.

Ele explicou que outros processos também serão modificados, como a realização dos exames de corpo de delito, em casos de violência, no Hospital Regional e não mais na UPA. Na reunião de ontem, o CRM-PB também se comprometeu em realizar treinamentos de urgência e emergência pediátrica com todos os médicos plantonistas. “A UPA já contata com dez médicos, com os sete novos contratados, teremos 17, que receberam a capacitação do CRM em breve”, afirmou Bruno Leandro.

O presidente do CRM-PB, João Modesto Filho, que também participou da reunião em Cajazeiras ontem, ressaltou que as soluções acordadas na reunião foram de grande avanço para a região. “Desta forma, haverá um fluxo de atendimento mais organizado e ficará claro para a população onde procurar assistência médica de urgência para crianças. A região possuía um problema crônico, que não se resolvia e que, enfim, estamos construindo soluções”, afirmou João Modesto.

Além do presidente e do diretor de fiscalização do CRM-PB, participaram também da reunião, o segundo secretário do Conselho, Walter Azevedo, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Regional, a superintendente do HUJB, Paula Maia, a chefe da Divisão Médica do HUJB, Kévia Santos Bezerra, e médicos da UPA.

Redação

Deixe uma resposta