SOLENIDADE

Personalidades de Cajazeiras são homenageadas em Sessão Solene da ALPB

Os professores José Antônio de Albuquerque, Francelino Soares de Souza, Francisco das Chagas Amaro da Silva, Francisco Sales Cartaxo Rolim e José Cezario de Almeida, os padres Antonio Luiz do Nascimento e Francivaldo do Nascimento Albuquerque, o empresário José Cavalcanti da Silva e o jornalista Francisco Sales Fernandes Bezerra foram homenageados na noite desta sexta-feira (20), pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), durante Sessão Solene realizada na cidade de Cajazeiras. O evento foi proposto pelos deputados Jeová Campos, Dra Paula, Raniery Paulino, Júnior Araújo, Trócolli Junior Lindolfo Pires.

- PUBLICIDADE -

O deputado Jeová Campos, que presidiu os trabalhos, parabenizou os homenageados e falou de seu contentamento de vivenciar aquele momento. “Eu estou muito feliz de poder homenagear essas pessoas que são símbolo da bondade que carregam na vida. São grandes personalidades que merecem demais essa homenagem e é um prazer enorme a gente poder realizar essa sessão em Cajazeiras”, disse Jeová. Os deputados Júnior Araújo e Dra. Paula também enalteceram os homenageados, assim como Lindolfo Pires e Trócolli Junior.

Veja a fala da Dra. Paula

Antes das homenagens, foi apresentado um vídeo institucional que relembrou a história do Pe. Rolim, que revolucionou a Educação no sertão paraibano, destacando a importância do educador no processo de desenvolvimento não apenas das artes do saber quanto do desenvolvimento de Cajazeiras e região. O deputado Jeová fez um esclarecimento sobre a entrega das comendas que, segundo ele, não puderam ser feitas antes e em separado, por causa da pandemia, e que por isso a solenidade foi, de comum acordo com os demais deputados propositores, feita de forma coletiva.

O professor Sebastião Moreira, falou em nome de todos os homenageados e destacou que o Padre Rolim é um cidadão eternizado na história de Cajazeiras. “Até hoje eu não conheço um nome melhor para repercutir Cajazeiras do que Pe. Rolim, não apenas como produto cultural e educacional, mas econômico também, e eu digo isso com conhecimento não apenas pela minha experiência no Brasil, mas no mundo. Cada um que receber essa medalha Pe. Rolim, portanto, carregue no peito com muito orgulho, pois ela é uma homenagem muito valorosa”, afirmou ele, sendo reforçado pela deputada Dra. Paula que acrescentou às palavras sobre a importância de Pe. Rolim.

Coube a jornalista Mariana Moreira falar sobre a jornalista Lena Guimarães. “Falar de Lena, para quem é jornalista, é reportar a importância dela desbravando um mundo que é majoritariamente masculino, e que se destacou como uma importante profissional, e um exemplo de competência para todos os jornalistas”, destacou Mariana. O Deputado Trócolli Júnior fez a saudação a Humberto Lucena. “Hoje é um dia de emoção. Falar de Lena e de Humberto é reportar a grandes amigos e pessoas especiais. E falar de Humberto Lucena é fácil, pois ele foi um grande homem público, que tive a oportunidade de conviver durante 25 anos. Ele era exemplo de desprendimento, talvez sua maior característica, e também era paciente, simples, era também decente e honesto”, disse Trócolli, relembrando a época em que conviveu com o ex-senador.

Lindolfo Pires cumprimentou os homenageados, destacou sua satisfação de participar da sessão e explicou que a comenda ao empresário José Cavalcanti da Silva foi proposta por ele, numa solicitação do deputado Jeová Campos, enquanto ele o substituía na titularidade do mandato. “Foi um pedido de Jeová, mas um prazer imenso para mim. Homenagear um homem e empresário que tem muitas virtudes e qualidade é uma honra”, disse Lindolfo, destacando feitos do empresário que beneficiou a comunidade de Souza e região. Na plenitude dos 92 anos de existência, o empresário José Cavalcanti da Silva disse que recebia a medalha com muita satisfação e honra.

O Padre Antônio Luiz do Nascimento, um dos homenageados com a Medalha Pe. Rolim, começou seu discurso citando Machado de Assis, que encerrou um de seus sonetos assim: ‘Por que não nasci um vagalume1’. “De coração, quero agradecer essa homenagem que foi uma surpresa para mim. Não me sinto merecedor de tamanha honraria, embora esteja agradecido a quem quis me homenagear, a elas, parafraseando o poeta Fernando Pessoa, cabe à bela expressão: tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, disse o religioso, enaltecendo a memória de Pe. Rolim.

Veja fotos na galeria

O jornalista Sales Fernandes destacou em seu discurso sua alegria em receber tão honrosa homenagem. “A maior virtude do ser humano é a humildade e a pior delas a ingratidão. Por isso, eu sou grato à homenagem, que não vai me tornar menos humilde”, disse ele, lembrando que atua na ALPB há 23 anos e que é grato pela sua trajetória pessoal e profissional, que culminou agora por ser reconhecido com uma comenda tão importante. “Fugi da seca e da falta de oportunidade e tenho orgulho de minha vida. Não foi fácil, mas me sinto um vitorioso, pois faço jornalismo como exercício da cidadania”, disse ele, que se lembrou do papel do profissional de Imprensa e dedicou a Medalha aos seus pais já falecidos, Joaquim Bilino e Francisca Coutinho e aos seus colegas da Imprensa. Sales encerrou seu discurso com uma citação de São Francisco de Assis: ‘Paz e bem a todos’.

Os homenageados

Receberam a Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim, os professores: José Antônio de Albuquerque, Francelino Soares Souza, Francisco das Chagas Amaro da Silva, Francisco Sales Cartaxo Rolim e Dr. José Cezario de Almeida. Os Padres Francivaldo do Nascimento Albuquerque e Antônio Luiz do Nascimento também foram homenageados com a mesma Medalha, assim como o empresário José Cavalcanti da Silva. O jornalista Francisco Sales Fernandes Bezerra recebeu a Medalha de Mérito Jornalístico Lena Guimarães e o empresário José Cavalcanti da Silva a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena.

Deixe uma resposta