Pecuária

Primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa segue até dia 31 de maio em São José de Piranhas

O Município de São José de Piranhas segue esta semana, com a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, destinadas aos bovinos e bubalinos de todas as idades. Iniciada em 1º de maio a campanha vai até 31 de maio.

- PUBLICIDADE -

Para vacinar os animais, o produtor deve procurar as farmácias veterinárias cadastradas na Gerência Executiva de Defesa Agropecuária da Sedap e comprar a vacina, deixando a nota fiscal e o “anexo” com o rebanho declarado no local de compra. Assim o servidor credenciado do município fica responsável para recolher as notas e lançar as informações no sistema.

A vacinação com dose de 2 ml é obrigatória e deve ser comprovada dentro do prazo a vacinação, a fim de evitar sanções e multas e poder emitir GTA – guia de trânsito animal sempre que precisar.

“É fundamental nossos produtores vacinar e comprovar a imunização de seu rebanho, além de se tratar de saúde pública, facilita para abrir uma linha de custeio, crédito Rural, além poder comercializar seu rebanho em todo território” comentou Paulo Henrique, servidor do município a nossa equipe do radar sertanejo.

A Paraíba já possui o certificado de “Estado livre da febre aftosa com vacinação”; a meta é conseguir o status de livre da febre aftosa sem vacinação, conforme preconiza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Prefeito Bal Lins enviou a equipe ao campo para fazer acompanhamento e orientação aos produtores rurais de São José de Piranhas, pois a  Agricultura é uma das frentes que a Gestão Trabalho que Realiza vai abraçar nesse momento.

Deixe uma resposta