SÃO JOSÉ DE PIRANHAS

Secretaria de Educação e escolas realiza carreata literária na abertura do projeto de leitura biblioteca itinerante

A Secretaria Municipal de Educação de São José de Piranhas, em parceria com as Escolas da rede realizou nesta terça dia 10 a carreata literária na abertura do Projeto Biblioteca Itinerante uma viagem de aventuras e descobertas no mundo da leitura com o objetivo de despertar o gosto e o prazer pela leitura e escrita no contato com diversas obras literárias e formar leitores competentes e expandir as práticas leitoras para além do espaço escolar, ampliando a visão de mundo , inserindo-o na cultura letrada.

- PUBLICIDADE -

Na ocasião estiveram presentes o prefeito amigo da leitura Ball Lins acompanhado da secretaria de Educação Fabiana Inácio e demais agentes educacionais ( professores, gestores, coordenadores .

O Município de São José de Piranhas-PB , participou no dia 18 de março do corrente ano do I Colóquio para dirigentes Municipais de Educação promovido pelo IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Ipanguaçu.

Ocasião em que ocorreu o lançamento do e-book Retratos da Educação Pública experiências e relatos de praticas bem sucedidas, contendo a publicação do Projeto Biblioteca Itinerante uma viagem de aventuras e descobertas que desembarca na sua casa na sua primeira edição em tempos de Pandemia.

A proposta foi desenvolvida nas escolas da rede Municipal de Ensino, pela secretaria municipal de educação em 2021 com o objetivo de incentivar o prazer pela leitura no contato com diversas obras literárias em tempos de pandemia da Covid-19.

As ações foram planejadas com vistas ao desenvolvimento de habilidades leitoras, objetivando também assegurar a continuidade da aprendizagem em tempos de pandemia.

Foram distribuídos 1.082 (um mil e oitenta e dois) livros nas sacolas viajantes, contemplando todos os alunos dos Anos Iniciais, das 15 escolas da zona urbana e zona rural.

Este ano forma planejadas diversas ações estratégicas dentro e fora da sala de aula e fora delas , envolvendo entre outras temáticas a contação de histórias pelo professor, organização do cantinho de leitura na sala de aula, sacola mágica da leitura, Concurso Super Leitores, Utilização do feed de notícias no Facebook/instagram, a família também conta histórias.

A Biblioteca Itinerante apresenta nesta edição a Ciranda de leitura nos Anos Finais. Com a ideia de trabalhar a leitura no sentido de permitir que o aluno tome gosto por este ato ao mesmo tempo em que adquira o senso crítico. Uma vez que a leitura é um processo que suscita reflexão e formação de seres pensantes.

As experiências a serem desenvolvidas pelo projeto visam fortalecer ainda mais a parceria entre família e escola no ambiente escolar, através do compartilhamento de saberes e de práticas que consolidaram a aprendizagem a partir de ações simples, tornando os alunos verdadeiros protagonistas da sua própria aprendizagem, abrindo ainda um leque de novas metodologias ativas para desenvolver a aprendizagem de forma significativa e prazerosa.

Veja galeria de fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta