RIO DO PEIXE

Chefe da 53ª Zona Eleitoral dá dicas para eleitores que desejam votar nas eleições deste ano

Em recente entrevista à TV Interativa da cidade de Uiraúna, o chefe da 53ª Zona Eleitoral, Valmir Lopes explicou como está ocorrendo os atendimentos ao eleitor neste período que se aproxima o encerramento do cadastro, em 04 de maio.

- PUBLICIDADE -

A 53ª que funcionava em Uiraúna, agora funcionando na cidade de São João do Rio do Peixe, juntamente com a 37ª Zona Eleitoral, segue atendendo aos eleitores de forma remota, pelo Titulonet, e somente quando o cidadão não consegue fazer seu requerimento é agendado horário presencial, através do WhatsApp (83) 3512-1553, segundo informações do chefe.

“No momento a gente está atendendo 99% pelo Titulonet, e é assim que a gente prefere porque evita a viagem dos nossos concidadãos até a cidade de São João do Rio do Peixe”, destacou Valmir Lopes.

A 53ª Eleitoral atende as cidade de Uiraúna, Joca Claudino, Poço Dantas, Bernardino Batista e Vieirópolis.
Como regularizar o título?

Este ano teremos Eleições Gerais para escolhermos o Presidente da República, Senador, deputados estaduais e federais, bem como Governador de Estado. E como cidadãos devemos todos exercer nosso direito de bem escolher nossos representantes, já que estes, independentemente de nossa vontade, decidirão o destino de nosso país e Estado. Por isso, devemos estar atentos aos prazos legais para regularizar o título de eleitor.

Com esse objetivo, buscamos o Cartório Eleitoral que trata de assuntos relacionados ao nosso município e obtivemos as seguintes informações: O prazo para requerer o título pela primeira vez (alistamento), mudar de município (transferência) ou alterar algum dado pessoal porventura errado ou mesmo mudar o local de votação (Revisão), se encerra, impreterivelmente, no dia 04 de maio de 2022, ate às 19 horas.

Em virtude da pandemia o atendimento está sendo feito inteiramente pela internet, através do app título.net, pelo qual o eleitor pode tem ao seu dispor todos os atendimentos, podendo até retirar certidão, imprimir multa ou apenas consultar seus dados, sem sair de casa.

Serviços

– Para consultar a situação eleitoral: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome

– Multa eleitoral: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/quitacao-de-multa

– Primeiro título, atualizar dados, transferência do município, preencher o formulário eletrônico de autoatendimento: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/

O que precisa

O acesso é simples, mas para requerer alistamento, transferência ou revisão, é aconselhável utilizar um computador ou notebook, bastando apenas escolher o Estado e digitar o CEP para qual se quer o atendimento, e, depois digitar os dados pessoais no formulário apresentado, conforme o que se quer.

Para se alistar a pessoa deve apresentar uma selfie segurando o documento oficial, fotos individualizadas do documento pessoal e de um comprovante de residência (conta de água, luz, boletos de cartão de crédito ou internet, etc).

Se for do sexo masculino e completar 19 anos este ano, deve apresentar também a quitação militar. Inclusive a pessoa que completar 16 anos até o dia da eleição já poderá votar, bastando apenas pedir seu título até dia 04 de maio próximo.

Exclusivamente para quem for fazer o título pela primeira vez e for menor de idade, não há exigência de que o documento público seja com foto.

Para a Revisão, o documento pessoal deve ser público e com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho ou de categoria profissional), sendo a foto da frente e verso do mesmo e de um comprovante de residência, dispensada a quitação militar.

Já para transferência, o que muda nos documentos exigidos é que o comprovante de residência deve ser de 3 meses atrás, para comprovar o tempo mínimo de residência, não sendo necessário a quitação militar.

Prazo

Como sempre acontece nos últimos dias do prazo a procura pelos serviços aumenta significativamente podendo ocasionar congestionamento nos programas com prejuízo para o eleitor, de modo que se recomenda fazer seu requerimento o quanto antes.

Após a conclusão positiva do atendimento o eleitor poderá utilizar o mesmo site para imprimir seu título ou guardar em PDF, bastando consultar pelo número do protocolo gerado quando fez seu requerimento. Também é possível que o eleitor baixe o app e-titulo no celular para ter o documento de forma digital e obter certidão. Este app já está disponível na play story.

Contato

Os telefones disponíveis para maiores informações, inclusive com Whatsapp, são: 83 3512-1553 (53.ª Zona Eleitoral) e 83 99638-0853 (37.ª Zona Eleitoral). Eleições 2022 – Resumo para o eleitor Prazo Até as 19h do dia 04/04/2022.

Onde requerer: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/

Alistamento – (primeiro título): A partir dos 16 anos incompletos. Aceita Certidão de Nascimento. Uma selfie segurando o documento + fotos do documento público (frente e verso) e de um comprovante de residência atual (conta de água, luz, boletos de cartão de crédito ou internet).

Transferência – Documento público com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho ou de categoria profissional). Comprovante de residência que prove 3 meses. Uma selfie segurando o documento. Comprovante do pagamento da multa, caso o eleitor tenha deixado de votar alguma eleição.

Revisão – Uma selfie segurando o documento. Comprovante do pagamento da multa, caso o eleitor tenha deixado de votar alguma eleição. Documento público com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho ou de categoria profissional). Comprovante de residência atual.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta