CULTURA

Banda de Música de Uiraúna, Jesus, Maria e José é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

A Banda de Música Jesus, Maria e José da cidade de Uiraúna foi reconhecida através da Lei nº 12.256 de 05 de abril de 2022 como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba, publicada no Diário Oficial.

- PUBLICIDADE -

A Lei foi sancionada pelo governador do Estado da Paraíba, João Azevedo (PSB). A propositura foi da deputada estadual, Estela Bezerra do Partido dos Trabalhadores.

A Banda de Música de Uiraúna-PB, Jesus, Maria e José foi fundada em janeiro do ano de 1914, pelo Padre Costa, tendo a colaboração dos filhos e amigos da terra, onde se destacaram dois enfrentantes: Marcelino Vieira da Costa e o grande músico uiraunense Zequinha Correia que na época saíram em comissão por toda vila, angariando fundos para a compra de instrumentos musicais.

Temos que mencionar o primeiro maestro filho de Uiraúna foi Neco Manuelzinho que tocava clarinete e tinha como contra-mestre Zequinha Correia, a partir daí todos os maestros que dirigiram a nossa banda foram filhos de Uiraúna.

Com sua fama crescente, é convidada frequentemente para tocar na festa de padroeiros, bailes, carnavais e tocatas diversas. Em 1962 participou de um concurso que teve a final em Campina Grande. Nesse evento promovido pela Argos Industrial de São Paulo, obtendo a segunda colocação. Em 1973, conseguiu o segundo lugar na Paraíba, promovida por Gran-Pires e PBTUR realizado no Cabo Branco, na capital do estado.

Em 1980, obteve o primeiro lugar no festival de bandas do interior, realizada na cidade de Sousa.

A Banda Jesus, Maria e José é alvo de diversos estudos acadêmicos na UFCG acerca de sua contribuição histórica para a formação de músicos na cidade de Uiraúna, bem como sua importância para a sociedade uiraunense, já que hoje a cidade é conhecida como “Terra dos Músicos”.

Hoje com um extenso repertório que vai do dobrado a música popular, a banda Jesus, Maria e José está presente no cotidiano de todos os habitantes de Uiraúna e região.

Abdias Duque de Abrantes
Advogado, servidor público, jornalista e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Deixe uma resposta