COVID-19

Secretário é contra desobrigatoriedade do uso máscaras em municípios da PB, mas admite rever medida

Secretário Geraldo Medeiros — Foto: Marconi Cruz

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, condenou a não obrigatoriedade do uso de máscaras nos municípios paraibanos neste momento da pandemia de Covid-19. Na avaliação do gestor, é necessário esperar a análise dos próximos indicadores relacionados à doença para então definir se o cenário permite a retirada do equipamento de proteção, o que pode ocorrer já no próximo decreto.

- PUBLICIDADE -

“Nós estamos num declínio no número de casos diários e de mortes, no entanto, temos uma média de 150 mortes por mês e 30 mil paraibanos e paraibanas contaminados mensalmente. Não é momento de abandonarmos o uso de máscaras”, disse.

Um decreto assinado pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, liberou o uso de máscaras em locais abertos e, segundo o gestor, a decisão foi tomada com base nos números mais recentes da pandemia, que mostrariam a acentuada redução no número de novos casos e de ocupação de leitos hospitalares, bem como o avanço da vacinação da população a partir de cinco anos.

Para o secretário estadual de Saúde a decisão pelo não uso de máscaras em locais abertos pode vir a ser tomada no decreto estadual previsto para o dia 7 de abril. “Se mantivermos o declínio e não surgir mais variantes, aí sim, poderemos nos próximos decretos”, avisou Geraldo Medeiros.

O secretário destacou que o estado tem estado está em terceiro lugar entre os que mais vacinaram a população e recebeu destaque nacional pelos cuidados adotas na volta às aulas.

.

MaisPB

Deixe uma resposta