IMUNIZAÇÃO

Paraíba realiza Dia “C” para ampliar a vacinação de crianças contra a covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará um dia de mobilização para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a covid-19, na próxima quarta-feira (16). O objetivo do Dia “C” é facilitar o acesso às vacinas para ampliar e elevar os níveis de cobertura vacinal das crianças no Estado. A Paraíba já vacinou 90,97% da população a partir de 18 anos e figura em 3º lugar entre os estados com pessoas a partir dos 5 anos com esquema vacinal completo.

- PUBLICIDADE -

Nesta sexta-feira (11), a SES realizará a entrega de 37.725 doses de vacina para abastecer os 223 municípios paraibanos para a mobilização. Deste total, 33.310 doses são da Pfizer pediátrica e 4.415 doses da vacina Coronavac. Com este envio, a SES contabiliza a distribuição de 211.575 doses de vacina infantil para os 223 municípios, o suficiente para a cobertura de 54% da população alvo na Paraíba.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, a SES irá disponibilizar as doses suficientes para que seja realizada a vacinação sem agendamentos. “Com o começo do ano letivo em curso e a circulação de variante mais transmissível, se faz ainda mais latente a necessidade de proteger as crianças contra a covid-19. É fundamental que os municípios organizem suas estratégias de forma a ampliar e facilitar o acesso a estes imunizantes neste Dia C”, frisa o secretário.

A SES recomenda aos municípios que dediquem as salas de vacinação e pontos itinerantes à vacinação apenas das crianças aptas a receber os imunizantes. Outra orientação é de que ao elaborar as estratégias, os municípios que decidirem contemplar a vacinação nas escolas, encaminhem as autorizações para a vacinação previamente para que os pais e os responsáveis possam dar o consentimento a aplicação das vacinas nos menores de idade.

Para ter acesso à vacinação no Dia “C” a criança deve estar acompanhada de um adulto, apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação. A vacinação para crianças na Paraíba teve início no dia 15 de janeiro, com a chegada das primeiras doses no Estado. Estão autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as vacinas Coronavac para população a partir de 6 anos, com o intervalo de 28 dias para a segunda dose, e a Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos, com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.

Deixe uma resposta