CULTURA

Secretaria Municipal de Cultura apresenta no domingo (9) espetáculo de folclore em São José de Piranhas-PB

Festejando a Folia de Reis, o Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Prefeitura Municipal de São José de Piranhas, através da Secretaria de Cultura, apresentam o Grupo de Reisado Zé de Moura (Poço de José de Moura-PB).

- PUBLICIDADE -

No próximo dia 09 de janeiro (domingo), às 19h30, o Grupo de Reisado Zé de Moura irá visitar a cidade de São José de Piranhas, dentro da programação presencial do Centro Cultural Banco do Nordeste. A apresentação será no Ginásio Osmilton do Carmo Lima, no Estádio Municipal Marcone Cruz de Lacerda, Avenida Centenária. Esta ação, também faz parte de um dos programas dos Centros Culturais Banco do Nordeste, fora de suas sedes, de forma contínua, em parceria com instituições já atuantes nos bairros/municípios das suas áreas de abrangência. Tem o objetivo de dar oportunidade para que novos públicos tenham acesso às manifestações da arte e da cultura, ampliando a área de atuação cultural do Banco do Nordeste.

A Secretaria Municipal de Cultura além de identificar, preservar e valorizar os bens culturais, promover a qualificação e a inovação da produção cultural local, tem for finalidade, através dessa parceria democratizar e popularizar o acesso à cultura.

Sinopse do espetáculo:
O reisado é uma manifestação popular, profana e religiosa, de origem portuguesa, e que se festeja às vésperas do Natal e no Dia de Reis. No Brasil, existem diversos tipos de reisados: reisados de guerreiros, louvação, pastoreio, ida e retorno. O Grupo de Reisado Zé de Moura é “reisado de retorno”. O reisado chegou à cidade na década de 1920, por inciativa de José de Moura. Formado por galantes, damas, caboclos, burrinha, jaraguá, boi e pela banda, o grupo apresenta características dos reisados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, porém com traços e propriedades únicas.

Duração: 50min.
Classificação: Livre
Como medidas de prevenção à COVID-19, orientamos que usem máscara e álcool 70%, e que se mantenham numa distância segura entre as outras pessoas.

Jorge Maquieira

Deixe uma resposta