DESPEDIDA

Parlamentares e autoridades acompanharam velório do ex-deputado Simão Almeida na ALPB

Velório na Assembleia Legislativa da PB.

O corpo do presidente da Junta Comercial do Estado e ex-deputado estadual Simão Almeida, foi velado, na manhã desta quinta-feira (30), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALBP), em João Pessoa. O presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Adriano Galdino, ressaltou qualidades de Simão e se solidarizou com a família. “Neste momento de dor para toda a família nos solidarizamos com os familiares e amigos de Simão Almeida, um grande político do nosso Estado, que deixa grandes lições e um legado de trabalho e luta pelo povo da Paraíba”, ressaltou Adriano.

- PUBLICIDADE -

Para a realização do velório do parlamentar, foram seguidos todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Após um primeiro momento com os familiares e parentes, o velório foi aberto ao público e contou com a presença de diversas autoridades. “Ele sempre foi um exemplo de coerência, de honestidade, de lealdade. Não só às lutas sociais, mas um exemplo para toda a família. Diante de tantas batalhas, nunca desistiu de nenhuma. Estamos perdendo um grande homem, que deixou um grande legado para a Paraíba”, ressaltou Marinez de Almeida, viúva de Simão.

A ALPB e políticos paraibanos lamentaram a morte do deputado. “A Paraíba ficou mais pobre, hoje, politicamente e de exemplo. O que nos conforta, na verdade, é saber que existe um legado de trabalho, de compromisso, de história e de exemplo, como cidadão e como político. Quem conviveu com Simão sabe muito bem da retidão, da correção que ele tinha no trato da coisa pública. Então, eu não tenho dúvida nenhuma que, além de perdermos um grande amigo, perdemos um militante, um defensor da democracia, dos direitos humanos. Mas, nos conforta saber que ele deixou todo esse exemplo no coração das pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ele”, explicou o governador da Paraíba, João Azevêdo.

O deputado estadual João Gonçalves também lamentou a morte do colega e se solidarizou com a família. “Mais um ex-parlamentar que, no seu tempo de atuação, construiu sua história e defendeu a ideologia e a própria história do PC do B, que se consolidou até os dias de hoje. Simão e seu legado, a sua trajetória de luta, de combate e defesa das minorias são marcantes e serão sempre lembradas por todos os paraibanos, com toda certeza”, destacou o parlamentar. O deputado Anísio Maia também compareceu para prestar suas últimas homenagens a Simão.

O vice-presidente da Junta Comercial da Paraíba, Guilherme Coutinho, ressaltou o trabalho desempenhado por Simão na instituição. “O presidente Simão vinha desempenhando um papel fundamental na Junta Comercial do Estado da Paraíba, sendo o grande responsável pela transformação da Junta física para a Junta digital. Ele foi uma pessoa que nós podemos sempre lembrar pela sua sensibilidade e atenção aos colaboradores e aos usuários. Foi uma peça essencial para a modernização e humanização da instituição, e não mediu esforços para dar o seu melhor, mesmo neste momento de pandemia que ainda estamos enfrentando”, elencou.

Legado para a Paraíba

Simão Almeida faleceu nessa quarta-feira (29), aos 77 anos, vítima de complicações provocadas pela Covid-19. O ex-deputado estava internado em um hospital de João Pessoa. Ele havia tomado duas doses da vacina contra a Covid-19 mas, mesmo assim, desenvolveu sintomas da doença, pois tinha problemas respiratórios. Ele deixa esposa, seis filhos e 11 netos

O ex-deputado foi eleito em 1990 pelo PCdoB com 4.538 votos. Era natural da cidade de Cabaceiras e sofreu prisão e perseguição durante a ditadura militar instaurada em março de 1964 pela sua atuação contra o regime. Formado em engenharia elétrica, em fins de 1968, mudou-se para o Recife, onde, em fevereiro de 1969, teve a sua casa invadida pela polícia. Passou, então, a viver na clandestinidade, até a promulgação da lei de anistia.

Enterro em Boa Vista

Após o velório na Assembleia, o corpo de Simão Almeida seguiu para o município de Boa Vista, onde o velório teve continuidade. O sepultamento aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (30), no cemitério público São Miguel, em Boa Vista.

Deixe uma resposta