BIOGRAFIA

Morre ex-prefeito de Triunfo e ex-vereador de Bernardino Batista, Joaquim Gomes. Veja a biografia do político

Ex-prefeito de Triunfo, Joaquim Gomes Neto.

Faleceu neste sábado (13), no Hospital Napoleao Laureano em João Pessoa, aos 81 anos, o ex-prefeito de Triunfo, Joaquim Gomes.

- PUBLICIDADE -

O líder político nasceu na Comunidade de Baixio dos Galdinos em Bernardino Batista.

Em 1976 foi eleito vereador pela Arena no Município de Triunfo-PB, obtendo 233 votos, 8,6% dos votos válidos, ficando na terceira colocação.

Na eleição de 1982 foi reeleito vereador pelo PDS com 224 votos, 5,96% dos votos válidos.

No pleito de 1988 foi eleito vereador pelo PMDB com 230 votos, 5,2% dos votos válidos.

Em função de sua liderança política e forte apoio popular, Joaquim Gomes Neto foi convidado a concorrer como vice-prefeito pela chapa do então candidato a prefeito José Francisco de Andrade Filho, Dr. Tiíno (PMDB). A chapa vitoriosa obteve 3.119 votos, 57,29% dos votos válidos.

Em função da doença enfrentada por Dr. Tiíno, Joaquim Gomes Neto chegou a assumir o cargo de prefeito por um período, no último ano do governo municipal.

O Distrito de Bernardino Batista foi criado pela lei estadual nº 4.367, de 18 de dezembro de 1981, subordinado ao município de Triunfo-PB. Em plebiscito de 3 de outubro de 1993, a população escolheu pela emancipação do município. A emancipação política veio pela lei estadual nº 5929, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Triunfo, durante o governo de Cícero Lucena.

O líder político José Bernardino Batista lutou pela independência política do Município.

Com a emancipação política de sua terra natal, Bernardino Batista, Joaquim Gomes Neto transferiu seu domicílio eleitoral para àquela recém criada cidade, onde se elegeu vereador no ano de 1996, pelo PDT, tornando-se presidente daquela Casa Legislativa no biênio de 1997/1998.

Ao final do seu mandato de vereador, no ano de 2000, encerrou sua vida política e passou a apoiar seu filho, José Edomarques Gomes, que seguiu a carreira do pai, tornando-se também vereador e prefeito daquela cidade.

O líder político Joaquim Gomes Neto era primo da Presidenta do Diretório Municipal do Partido Progressista de Bernardino Batista, Socorro Gomes.

“Joaquim Gomes foi, em suas passagens por Triunfo e Bernardino Batista, um grande líder político, um articulador nato e um representante dos anseios dos cidadãos que mais careciam do poder público. Sua vida e sua história política ficará marcada nos anais das instituições que o mesmo com muito zelo representou”, disse o prefeito constitucional de Triunfo, Espedito Filho (PP).

“Joaquim Gomes Neto foi primeiro político da família GOMES com mandato na política, primeiro em Triunfo como vereador por três mandatos, depois como vice-prefeito e Prefeito de Triunfo, depois se tornando vereador e presidente da Câmara Municipal de Bernardino Batista por quatro anos”, disse líder político Marquinhos Gomes.

O líder político Joaquim Gomes Neto faleceu sábado (13) de novembro de 2021 em João Pessoa.

O seu sepultamento aconteceu domingo (14), de novembro de 2021, às 8h, no Cemitério Nossa Senhora dos Milagres, na cidade de Bernardino Batista.

Abdias Duque de Abrantes
Advogado, jornalista e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Deixe uma resposta