SAÚDE

Dra. Paula consegue verba para aquisição de acelerador linear para o Hospital Napoleão Laureano

Dra. Paula

De Brasília, a deputada Dra. Paula (PP) envia uma boa notícia para o povo paraibano. A parlamentar informa que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acaba de atender a um pleito encaminhado por ela ao Ministério da Saúde, garantindo assim a liberação de R$ 5.5 milhões para aquisição de um Acelerador Linear para o Hospital Napoleão Laureano.

- PUBLICIDADE -

Após ser recebida pelo ministro Queiroga, nessa quarta-feira (10), a deputada disse que a conquista não se trata de um feito pessoal, mas fruto de um esforço conjunto, inclusive, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba, da qual Dra. Paula faz parte, e dos médicos integrantes da diretoria da Fundação Napoleão Laureano.

Dra. Paula destaca, também, a sensibilidade do ministro Marcelo Queiroga em atender a uma necessidade urgente do Hospital Napoleão Laureano.

“O ministro Marcelo Queiroga, como médico paraibano, tem se preocupado muito com a saúde da Paraíba. Neste ano, consagrou em suas ações, como ministro, trazer esse equipamento de fundamental importância para o tratamento de pacientes com câncer no Estado. Por essa razão, só temos a agradecer ao ministro”, declarou a deputada.

A parlamentar ressalto que o Napoleão Laureano é referência no tratamento do câncer na Paraíba e o acelerador linear vai revolucionar o serviço de Saúde no Hospital”, declarou a deputada.

Na visita ao ministro Queiroga, a deputada apresentou um documento relatando a atual situação do Napoleão Laureano, que informa também a perspectiva de aumento dos casos de câncer no Estado da Paraíba.

De acordo com deputada, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que a Paraíba terá uma estimativa de 8.400 casos novos de câncer (CNC), em 2022. Desse total, 70%o serão atendidos no Hospital Napoleão Laureano, o que equivale a 5.800 atendimento previstos para o próximo ano.

Doutora Paula informa, no relatório, que atualmente o parque tecnológico do Serviço de Radioterapia no Laureano conta com três Aceleradores Lineares; um Microselectron, para Braquiterapia de Alta Taxa de Dose Irideo-192; e uma fonte de Estrônio, para tratamento de queloides.

Cada Acelerador Linear, segundo os fabricantes, trata 70 pacientes por dia com a técnica 3D ou Radioterapia conformacional. A vida útil de cada acelerador é de 15 anos.

“Os três Aceleradores do Laureano já estão com setenta por cento da vida útil, realidade que indica a urgência da aquisição de uma nova máquina”, acrescenta a deputada.

Infraestrutura
Doutora Paula informa, por fim, que instalação de um Acelerador Linear é uma obra específica para acomodar o equipamento de forma adequada, estimada em 30% do valor da máquina. É conhecida como Bunker ou casamata e é uma obra complexa.

“Mas a boa notícia é que o hospital possui uma sala já concluída. Com a aquisição de novo Acelerador, apenas instalaremos a parte elétrica e a climatização”, pontua.

Apoio
Na luta pela aquisição do novo acelerador linear, a deputada destaca o apoio e esforço incansável do médico Carneiro Arnaud, membro da Fundação Napoleão Laureano, do médico Marcelo Pinheiro de Lucena Filho, diretor-presidente da Fundação. Ressalta, também, o empenho da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, da qual é membro.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta