VEJA VÍDEO

Em Monte Horebe, maior plantio de graviola do Sertão produz 35 mil kg do produto por ano

A reportagem do programa Radar Cidade, da última quarta-feira (13), mostrou o maior plantio de graviola do Sertão paraibano, que fica localizado no Sítio Cabrais no município de Monte Horebe. Assista ao vídeo acima.

- PUBLICIDADE -

A primeira vista parece pequeno, mas se destaca pela organização, qualidade do fruto e produção, que chega a 35 mil quilos do produto por ano, superando as estatísticas dos cultivos convencionais.

Além da grande produção, os frutos pesam até sete quilos, duas vezes mais do que o comum, isso deve-se aos cuidados de irrigação e manejos com a planta. A fruta é natural do México e das Antilhas, mas em Monte Horebe encontrou um ambiente favorável para a frutificação.

O proprietário Nenem Benedito, explica que todo esse plantio ficou dois anos e seis meses sem produzir graviola, por causa da ausência do besouro polenizador, e só com a ajuda de técnico agrônomo ele descobriu o motivo. Foi a partir daí então que ele passou a fazer a polenização manual e agora a produção voltou com muito mais vigor, como mostra a reportagem no vídeo acima.

Toda a área é irrigada com água puxada a motor, retirada de poços nativos do leito do Rio Piranhas durante todo o ano.

Após a colheita do fruto maduro é feita a preparação da pasta da graviola para comercializar. O produto é colocado em embalagens de 35 quilos, depois o saco plástico é selado e levado para a câmara fria, ode pode ser armazenado por mais de um ano. A maior parte do produto é vendida no vizinho estado do Ceará. Outra parte é transformada em poupa para abastecer os mercados em cidades da região do Alto Sertão.

Programa Radar Cidade

O programa Radar Cidade é produzido pelo site Radar Sertanejo e vai ao ar toda quarta-feira, às 19 horas, ao vivo pela TV Diário do Sertão canal 3 da Netline HDTV para 68 cidades do Sertão e algumas capitais. Também pode ser assistido pelo Facebook, Youtube e site Radar Sertanejo.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta