FLAGRA

Caminhão com mais de 50 toneladas de madeira ilegal é apreendido no Sertão da Paraíba

Caminhão é apreendido transportando mais de 50 toneladas de madeira ilegal em Pombal, na PB — Foto: PRF/Divulgação

Um caminhão com mais de 53,1 toneladas de madeira serrada, sendo transportado de forma irregular no Km 407 da BR-230, foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, na quarta-feira (8), no município de Pombal, sertão paraibano. O condutor, um homem de 36 anos, foi detido e encaminhado para a Polícia Judiciária da cidade.

- PUBLICIDADE -

A madeira foi extraída no município de Paragominas, no estado do Pará e seria entregue em João Pessoa. A carga era transportada sem documentação necessária prevista em lei

Os policiais abordaram o caminhão, e o analisar os documentos fiscais apresentados pelo condutor, verificaram que ele não tinha a licença de atividade rural ou cadastro ambiental rural do imóvel onde foi realizada a colheita florestal.

Assim, foram constatados indícios de adulteração na declaração de corte e colheita da fazenda onde foi extraída a madeira.

O motorista deve sofrer às penalidades administrativas e criminais previstas no Art. 46 da Lei 9.605/1998 (transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida) que trata sobre os crimes contra o meio ambiente e do Art. 304 da Lei 2.848/1940 (uso de documento falso) do Código Penal.

Radar Sertanejo com G1

Deixe uma resposta