SERTÃO

Bernardino Batista, a Terra do Caju, comemora 27 anos de emancipação política

Bernardino Batista, conhecida como Terra do Caju

O município de Bernardino Batista comemora nesta segunda-feira (06), 27 anos de emancipação política. A programação teve início ás 05h, com Alvorada Festiva pela Banda Filarmônica e Crônica proferida pela Emancipação Política do município.

- PUBLICIDADE -

Conhecida como a Terra do Caju, Bernardino Batista fica localizada no Alto Sertão paraibano, e teve a retomada da produção no ano de 2019 após ser replantada a cultura no município em convênio entre o Governo do Estado, por meio Empaer.

O Programa de Revitalização da Cultura do Caju, no município de Bernardino Batista demonstrou êxito com a colheita da primeira safra do plantio de 10.500 mudas por 50 famílias agricultoras de 13 comunidades rurais.

A região de Bernardino Batista tem um grande potencial para a cultura do caju e a proposta da revitalização com acompanhamento técnico foi proporcionar postos de trabalho e renda para as famílias beneficiárias.

As comunidades rurais beneficiadas foram do Alto da Boa Vista, Baixio dos Galdinos, Barbosa, Boré, Bulandera, Cabeça, Cacimbas, Cafundó, Cosmo de Brito, Egídio, Mariano, Ponta da Serra e Serra do Padre, que agora comemoram a colheita da safra.

Cidade
Bernardino Batista é um município brasileiro localizado na Região Geográfica Imediata de Sousa, estado da Paraíba. A estimativa da populações para 2021 é de 3.571 habitantes, segundo o IBGE. Em 2010 foi noticiada no telejornal brasileiro, Bom Dia Brasil, como a cidade recordista de moradores ligados por laços de sangue. “De cada dez casais da cidade, quatro são de primos”, afirmou o telejornal.

História
Em 1815, o padre José Gonçalves Dantas estabeleceu-se em uma grande extensão de terras na região, juntamente com alguns seminaristas e escravos. Por este motivo, o local ficou conhecido como Serra do Padre. As terras eram utilizadas para a agricultura e foram passadas a outros através de posse, arrendamento ou compra. Simultaneamente outras famílias pioneiras estabeleceram-se no local.

Em 1888, Manoel Egídio dos Santos comprou as terras que pertenciam ao padre e dedicou-se ao comércio de algodão e cana-de-açúcar. Bernardino José Batista chegou à região em 1928. Casou-se com a filha do Coronel Egídio. Foi o primeiro vereador local eleito pelo município de São João do Rio do Peixe. Seu filho José Bernardino Batista lutou pela independência política do município.

O distrito de Bernardino Batista foi criado pela lei estadual nº 4367, de 18 de dezembro de 1981, subordinado ao município de Triunfo (Paraíba). Em plebiscito de 3 de outubro de 1993, a população escolheu pela emancipação do município.[10] A emancipação política veio pela lei estadual nº 5929, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Triunfo, durante o governo de Cícero Lucena.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta