Vazamento em tubulação

Vazamento em tubulação do Açude de São Gonçalo causa desperdício de água há 3 dias, no Sertão da PB

Segundo o Dnocs, mais de 2,5 milhões de metros cúbicos de água já foram desperdiçados — Foto: Beto Silva/TV Paraíba

Uma tubulação por onde o Açude de São Gonçalo, em Sousa, no Sertão paraibano, deve receber águas da transposição do Rio São Francisco, está com um vazamento de água desde a tarde do último sábado (17). De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), engenheiros mecânicos estão vindo de Fortaleza, no Ceará, e a expectativa é que o problema seja resolvido nesta segunda-feira (19).

- PUBLICIDADE -

Segundo o Dnocs, o vazamento aconteceu quando uma borracha da tubulação se rompeu durante um dos testes de automação para regular uma válvula no local. De acordo com o órgão, essa é a primeira vez que isso acontece.

Conforme o Dnocs, segundo o último levantamento feito por engenheiros e técnicos do órgão no local, mais de 2,5 milhões de metros cúbicos de água já foram desperdiçados desde a tarde do último sábado, quando começou o vazamento.

Atualmente, o Açude de São Gonçalo está com 80% da capacidade total. Ainda segundo o Dnocs, o vazamento não deve comprometer o abastecimento dos municípios de Sousa, Marizópolis e Nazarezinho, que dependem da água do reservatório.

.

G1 PB

Deixe uma resposta