Paraíba

Dia Nacional do Sanfoneiro é instituído em homenagem a Sivuca

Dominguinhos e Sivuca em 1990 — Foto: Edu Garcia/Estadão Conteúdo
Dominguinhos e Sivuca em 1990 — Foto: Edu Garcia/Estadão Conteúdo

Foi sancionada nesta terça-feira (20) a lei que institui o Dia Nacional do Sanfoneiro, em homanegem ao músico paraibano Severino Dias de Olveira, Sivuca. A lei foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

- PUBLICIDADE -

O dia a ser celebrado anualmente, em todo o território nacional, será o dia 26 de maio. A data marca o nascimento de Sivuca, que é natural da cidade de Itabaiana, no Brejo da Paraíba.

Além de compositor e arranjador, Sivuca é um mestre da sanfona, instrumento do qual é um dos principais divulgadores na música nacional e internacional.

Sivuca fez sucesso pelo país com seus arranjos que disseminaram a cultura nordestina pelo mundo. Ao lado de sua esposa e também cantora, Glória Gadelha, compôs um de seus maiores sucessos, “Feira de Mangaio”, eternizada na voz de Clara Nunes. Sivuca morreu, aos 76 anos, em 2006, vítima de um câncer de laringe, o qual se tratava desde 2004.

Sivuca completaria 91 anos no próximo mês, mas continua marcado na memória não só dos paraibanos, mas também dos nordestinos, de todos que compõem a música brasileira. Está vivo, principalmente, por meio de músicos que fizeram eternizar o ronco do fole da sanfona do mestre Sivuca.

.

G1 PB

Deixe uma resposta