BrasilDestaque 2

Como tornar a sua empresa mais sustentável

Imagem: Pixabay

É muito pouco provável que alguém ainda não tenha escutado o termo “sustentabilidade” por aí. Seja em uma conversa entre amigos, nas redes sociais, no ambiente de trabalho ou até mesmo em alguma palestra voltada a este assunto.

- PUBLICIDADE -

Apesar de muitos não se aprofundarem neste tema ainda, a sustentabilidade é um assunto muito falado na sociedade e cada vez mais citado dentro das corporações.

Ser sustentável hoje em dia se tornou mais do que uma qualidade ou um diferencial, mas sim um dever social e um objetivo comum no mercado corporativo. As razões para isso são diversas e abrangem inúmeros fatores que vão muito além do ecossistema.

A sustentabilidade veio para modificar o modelo de consumo, o estilo de vida das pessoas, de empreendimento e até mesmo a forma de se relacionar com os outros e com o mundo.

Vivemos um momento de revolução nos padrões de consumo e na forma de se posicionar no mercado. As pessoas buscam agora desenvolver um modelo de consumo consciente, com propósito sustentável e enfoque nos impactos ambientais e sociais que o consumo desenfreado pode causar.

A Sustentabilidade já faz parte do mundo dos negócios

Já parou para pensar de que forma sua empresa contribui para o mundo e para as pessoas? Ou qual mensagem ela deseja passar?

O tema da sustentabilidade é uma pauta permanente da agenda corporativa e empresas que ainda não se atentaram para isso estão ultrapassadas no mercado e com o tempo contado.

Muitas marcas já aderiram produtos mais naturais, serviços mais sustentáveis e estão colhendo os frutos dessa mudança, enquanto outras ainda estão no caminho da adaptação e trabalhando para um novo conceito mais sustentável.

Apesar de muitas empresas estarem se apropriando da causa de forma superficial, visando exclusivamente aumentar as vendas e o lucro, a sustentabilidade empresarial está muito mais atrelada a qualidade de vida futura e a uma preocupação social do que qualquer outra coisa.

Contudo, é necessário primeiramente entender a importância dessa pauta e a dimensão desse assunto no mundo em que estamos vivendo, para assim poder elaborar estratégias inteligentes que contemplem uma empresa mais sustentável.

Quer entender melhor sobre o tema e como fazê-lo possível? Confira a seguir algumas informações importantes sobre a sustentabilidade e como implementá-la no seu negócio.

Imagem: Pixabay

O que é Sustentabilidade?

Já parou para pensar em como deixaremos o mundo para as gerações futuras? Essa questão engloba uma das maiores preocupações atuais relacionadas à sustentabilidade.

Embora este termo possua diversos enfoques e seja algo transdisciplinar, a sustentabilidade está ligada basicamente à sustentação de um sistema, seja ele ambiental, social ou econômico.

Quando falamos da sustentabilidade nas empresas, nos referimos também à responsabilidade corporativa e à ecoeficiência. Ou seja, a capacidade de produzir e fornecer seus produtos com menor consumo de recursos naturais, diminuindo assim o impacto ambiental.

Reciclar o próprio lixo, economizar água e diminuir o uso de papel não basta, pois é preciso ir além das pequenas ações do dia a dia e repensar os impactos negativos que sua empresa pode estar gerando no ambiente com a superexploração dos recursos naturais.

Todos os anos nos deparamos com algum desastre ambiental que poderia ser evitado por meio de posturas mais sustentáveis.

Apesar de ser um tema muito abordado ultimamente, ainda podemos ver muitos empresários subestimando o poder da natureza e a importância de um mundo mais sustentável.

Este tema trata justamente de atender as necessidades humanas preservando o nosso planeta e para isso temos um longo caminho a percorrer, principalmente dentro das empresas.

Desafios e vantagens da sustentabilidade empresarial

Muito mais do que os impactos positivos da sustentabilidade para o mundo e o meio em que vivemos, a sustentabilidade empresarial gera um posicionamento positivo das empresas com o público e possíveis consumidores.

Estar em destaque no mercado atual requer um propósito cada vez mais voltado a essas demandas sustentáveis da sociedade, e as pessoas irão cobrar isso o tempo todo.

Os consumidores atuais vivem um estilo de vida mais consciente e não querem apenas consumir um produto, e sim comprar ideias, objetos e serviços que tragam alguma mensagem.

Esse é um dos motivos da sustentabilidade empresarial ter ganhado força dentro das organizações e fazer parte das estratégias de gestão. É essencial que os gestores e líderes entendam a influência desse papel na sociedade.

O grande desafio disso tudo talvez seja influenciar de forma positiva o desenvolvimento social, econômico e ambiental sem comprometer o capital da empresa, que é uma preocupação comum entre os empresários.

Imagem: Pixabay

Como promover a cultura sustentável na empresa

Inserir a sustentabilidade dentro das empresas pode ser muito mais fácil do que a maioria das pessoas imagina. Um erro muito comum nas organizações é pensar que uma estratégia sustentável necessita de grandes movimentações e ações.

Os pequenos hábitos e ações do dia a dia no ambiente corporativo podem significar muito no impacto ambiental a longo prazo e são tarefas simples de serem modificadas, basta ter iniciativa e interesse em mudar o rumo das coisas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão ajudar nesse caminho para uma empresa mais sustentável.

Use plataformas digitais

Um dos assuntos mais debatidos dentro da agenda sustentável é o consumo exacerbado de papel e os impactos negativos para o meio ambiente. De acordo com o Ministério do MeioAmbiente,  o uso anual de papel no Brasil aproxima-se de 200 milhões de folhas.

Se pararmos para analisar, são quase 20 mil árvores que poderiam ser preservadas caso as pessoas adotassem medidas menos nocivas e reduzissem o uso do papel.

Há inúmeras formas de evitar com que isso aconteça por meio das documentações eletrônicas e plataformas digitais, desde Workplace, e-mail profissional e documentos do Google.

É muito comum, principalmente em reuniões, a distribuição de planilhas e orçamentos em folhas individuais. Isso poderia facilmente ser substituído por documentos digitalizados e enviados para o e-mail profissional de cada um.

Hoje em dia, o e-mail profissional se tornou a ferramenta básica de qualquer pessoa que trabalha no mundo corporativo.

Imagem: Pixabay

Além de servir como meio de facilitar a comunicação e troca de documentos, ele serve como uma ferramenta para organizar os assuntos relacionados ao trabalho.

Outra forma de reduzir os danos é utilizar plataformas de Workplace, pois além de reduzir o uso de energia e o uso de papel, ela é uma forma de concentrar o trabalho das pessoas e aumentar o número de colaboradores em um só lugar.

Recicle e reutilize resíduos

Reutilizar os resíduos usados nos processos dos produtos é uma forma inteligente de diminuir os danos ambientais e ainda economizar com matéria-prima.

Essa ação sustentável diminui os níveis de poluição e contribui de forma expressiva para o desenvolvimento sustentável.

A gestão de resíduos acontece por meio de uma triagem de resíduos recicláveis e reutilizáveis, baseado em uma conjuntura de ações sustentáveis.

Esse direcionamento ocorre desde a coleta, armazenamento adequado, até o seu destino final. Essa medida ainda é uma forma de reduzir os custos e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Aposte nos produtos biodegradáveis

Com o tema da sustentabilidade em destaque, o mercado de biodegradáveis está cada vez mais amplo e com uma variedade enorme de substitutos para produtos tóxicos de limpeza e embalagens.

Um exemplo de marca sustentável que há muito tempo utiliza substituições inteligentes é a Natura, que já adotou a venda de refis e dispensa o uso de embalagens não recicláveis.

Conclusão

Algumas pessoas acreditam que a preocupação com o aspecto ambiental tenha surgido já muito tarde, outras já apontam que ainda há tempo de mudar as coisas e salvar o planeta.

A verdade é que a sustentabilidade entrou na vida de todos aos poucos e hoje está presente em todos os lugares e na maioria das empresas.

As empresas finalmente estão se conscientizando da importância dessa pauta para sociedade e elaborando estratégias inteligentes para reduzir danos.

As pessoas têm o poder de transformar as coisas, principalmente os líderes e gestores. Adotar medidas sustentáveis não é somente ético e urgente, mas um fator essencial no sucesso financeiro das empresas.

Seja utilizando um e-mail profissional ao invés do papel, economizando energia ou reciclando resíduos, a soma final dessas pequenas ações irão significar muito para as gerações futuras.

Deixe uma resposta