Destaque 1Policial

Operação Previna-se: combate às aglomerações, à poluição sonora e prisões marcam atuação da Segurança no período carnavalesco

Mais de 3 mil profissionais trabalharam no combate ao crime e também às aglomerações

Foi encerrada na manhã desta quarta-feira (17) a operação realizada pelas forças de segurança do Estado no período destinado aos festejos carnavalescos, que foram suspensos este ano. Por causa da pandemia, a atuação da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar foi diferente: mais de 3 mil profissionais trabalharam no combate ao crime e também às aglomerações, para evitar a proliferação do novo coronavírus, de forma integrada com a Vigilância Sanitária, Procon, Guardas Municipais e Sudema.

- PUBLICIDADE -

Como resultado dessa ação conjunta: 18 bares e outros estabelecimentos foram notificados ou fechados com apoio da PM em João Pessoa. Todos por descumprirem medidas sanitárias estabelecidas em decretos estaduais, e quase 45 mil reais em multas foram aplicadas por poluição sonora (11 autos de infração e 7 aparelhos de som apreendidos).

O número de mandados de prisão cumpridos dobrou em relação ao carnaval do ano passado. Foram 14 este ano contra 7 cumpridos no período de 21 a 25 de ferreiro de 2020. 216 pessoas foram conduzidas até as delegacias por vários tipos de crime, com destaque para a prisão do suspeito de liderar o tráfico na comunidade Torre de Babel, no bairro do Valentina, na zona sul de João Pessoa. 47 armas de fogo apreendidas em todo o estado. Esse número representa um aumento de 88% em relação ao período do carnaval do ano passado. 32 veículos com registros de roubos foram recuperados.

Nas delegacias de Polícia Civil foram instaurados 150 procedimentos entre flagrantes, inquéritos por portaria, procedimentos especiais de menor infrator e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). O total de Boletins de Ocorrências registrados foi de 394 presencialmente e 1013 na modalidade on-line, por meio do endereço www.delegaciaonline.pb.gov.br

Em relação à violência contra a mulher, 39 procedimentos foram instaurados e confeccionadas 47 medidas protetivas.

O Corpo de Bombeiros, que empregou operacionalmente homens e mulheres nas diversas áreas de atuação da instituição em todo território paraibano, realizou 2.425 atendimentos entre emergência e ações de prevenção. Não foi registrado nenhuma morte por afogamento, bem como acidente de trânsito grave.

Redução de homicídios – De acordo com os números do Núcleo e Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria de Estado de Segurança e da Defesa Social (Sesds), o período (sexta a terça-feira) deste ano foi o terceiro melhor dos últimos dez anos, no que se refere à redução de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, que são os homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte.

Os destaques são a 2ª Região Integrada de Segurança Pública, que durante o período registrou um homicídio, que aconteceu na sexta feira, na cidade de Queimadas – e a 3ª Região Integrada de Segurança Pública que, como no ano anterior, computou apenas dois assassinatos, sendo um em Cajazeiras e outro em Jericó.

Deixe uma resposta